Iniciativa
Uma Bibliotheca cada vez mais pública
Com a doação de um ônibus da Expresso Embaixador, Bibliotheca Pública Pelotense inicia projeto que leva história e literatura para os bairros
Carlos Queiroz -
Para conhecer a história de Pelotas e dar asas à imaginação: é com esse objetivo que surge um novo projeto da Bibliotheca Pública Pelotense. A partir desta quinta-feira (14), crianças de escolas públicas e privadas poderão contar com um ônibus recheado de livros e uma programação de passeios turísticos pela cidade, para conhecer os museus e casarões históricos. O veículo foi doado pela Expresso Embaixador e, já de largada, contará com mais de cinco mil exemplares.
O ônibus doado foi todo reformado, tanto a parte interna como a externa. Do lado de fora, artistas da cidade deram vida a marcos da história do Rio Grande do Sul, como as origens indígenas e os lanceiros negros. Por dentro, algumas poltronas foram retiradas para dar espaço a almofadas, prateleiras para os exemplares e peças do museu da Bibliotheca Pública. O transporte contará também com um telão para exibir vídeos sobre a cultura da cidade e do Estado. Ao todo são 26 poltronas. "A criança precisa sentir que pertence a esse espaço", frisou a coordenadora da Bibliotheca, Lisarb da Costa.
Toda a decoração foi pensada para ser um ambiente aconchegante aos alunos. Os exemplares disponíveis são itinerantes, segundo a coordenadora. Mensalmente, as obras voltadas ao público infanto-juvenil serão trocadas, abarcando os mais diversos gêneros literários. E o trabalho será pensado de forma diferente para cada grupo de alunos, levando em conta as idades e os interesses.
"É a realização de um sonho. A Bibliotheca Pública se torna cada vez mais pública", resume Lisarb. O foco do projeto são as escolas públicas das redes municipal e estadual, mas todas são bem-vindas. "A biblioteca é um abrigo para as novas gerações", destaca. Com o ônibus, os estudantes vão ouvir sobre a cultura e a história da cidade enquanto passeiam pelo Centro Histórico. O projeto com o veículo possui uma programação específica, que inclui atividades tanto no ônibus como na escola, para levar o que tem dentro da Bibliotheca até os bairros.
Grupos de teatro e dança também estão inclusos, tudo para que as turmas conheçam as suas origens. O projeto A Hora do Faz de Conta é um dos exemplos dessas atividades, ele apresenta a contação de histórias junto de personagens teatrais. O objetivo é incentivar não só a leitura, mas a imaginação e a integração entre os alunos. As novas gerações, que já nascem adaptadas às novas tecnologias, são as mais difíceis de frequentar a biblioteca, lembra Lisarb.
De início, serão mais de cinco mil exemplares dentro do veículo, mas a ideia da coordenação é aumentar esse número e as atividades propostas. Também, a BPP estuda a possibilidade de abarcar os municípios da região, indo além das escolas de Pelotas.
As escolas interessadas em fazer parte da programação precisam entrar em contato com a Bibliotheca, que organiza a agenda de atividades com 30 dias de antecedência. O telefone de contato é o (53) 3222-3856.
Doação que deu vida ao projeto
A empresa Expresso Embaixador completa 60 anos em 2020. "O presente deles foi para a comunidade", alegrou-se a coordenadora da BPP. Toda a manutenção e os cuidados com o veículo serão responsabilidade da empresa. A pintura externa foi feita por grafiteiros da cidade: Jéssica Porciuncula, Ricardo Cortes, Vinícius Bero, Leonardo Teodoro da Silva, Felipe Thofehrn e Letícia Benedezi.
Lançamento
Nesta quinta-feira, às 11h, ocorre a entrega oficial do veículo à Bibliotheca. O ato, além de representantes da Expresso Embaixador e autoridades, contará com a presença de alunas do Instituto São Benedito. As meninas serão as primeiras estudantes da cidade a conhecer a estrutura.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário