Aniversário

Uma comemoração saborosa

Instituto de Menores e Caex produzem bolo de 206 metros para celebrar os 206 anos de Pelotas

Jô Folha -

Não poderia ser de outra forma que não com um doce. Pelotas comemorou na tarde deste sábado 206 anos e, na prefeitura, um imenso bolo, de 206 metros, foi distribuído para a população. Ele foi produzido pela Escola de Gastronomia do Instituto de Menores em parceria com o Centro de Tratamento de Alcoolismo e Drogadição (Caex).

A ideia inicial era espalhar o bolo pelo Centro Histórico: ele se estenderia pela 15 de novembro entre as ruas Marechal Floriano e Lobo da Costa e, na sequência, faria a curva até chegar na Andrade Neves, passando, assim pela frente do Mercado Central. Mas o tempo instável obrigou as rádios Mais Nova e RU e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) a alterarem o plano, utilizando o saguão da Prefeitura como espaço para distribuir a confecção feita de massa branca, cobertura de morango e açúcar de confeiteiro.

O chef do Instituto de Menores, Ricardo Mendiodo, destaca que foi utilizada uma tonelada de ingredientes para a produção do bolo. 27 pessoas trabalharam desde segunda-feira para que ele ficasse pronto e, na sexta-feira, para que nada desse atraso, o número de participantes subiu para 70.

Discursos
Antes da distribuição, os pelotenses que já se encontraram na fila ouviram discursos de autoridades presentes. O primeiro foi o reitor da UCPel, José Carlos Bachetini Jr. "Parabenizo Pelotas e desejo anos de civilidade para todo o sempre", disse, na sequência emendando um Parabéns pra você improvisado.
Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Luiz Henrique Viana foi o seguinte, destacando o patrimônio humano de Pelotas como ainda mais importante que o dos casarões. "São as pessoas que fazem desta uma cidade acolhedora. Que possamos seguir comemorando esse aniversário."
O prefeito em exercício, Idemar Barz, um lourenciano que Pelotas acolheu foi o último. Ele destacou a importância de se comemorar 206 anos e a diversidade do município. Na sequência, pegou o acordeão e tocou Parabéns a você - esse previamente combinado.

Hora boa
Terminadas as homenagens, a população, em fila, foi liberada para receber os pedaços do bolo. A professora Andreia Caetano foi uma das pessoas que saborearam o doce. "Todos estão de parabéns pela iniciativa", disse ao Diário Popular. Questionada sobre o local favorito na cidade, ela não pestanejou: o Parque da Baronesa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sonhos ganham forma no IFSul Anterior

Sonhos ganham forma no IFSul

Com o foco dirigido à saúde mental Próximo

Com o foco dirigido à saúde mental

Deixe seu comentário