Monumento

Uma construção sustentada pela fé

Ermida de Nossa Senhora do Horto será inaugurada em Pelotas no próximo domingo

Paulo Rossi -

No próximo domingo (26), será inaugurada a primeira ermida em homenagem a Nossa Senhora do Horto. Construído no km 523 da BR-116, localidade do Retiro, o monumento ficará localizado junto a uma capela. Os caminhos de Sérgio Neves, empresário, e de Vera Maria de Oliveira, catequista de adultos da Paróquia da Luz, se cruzaram há anos, ligados pela fé na santa católica. O desejo de retribuir as bênçãos da figura religiosa veio de Vera e se uniu à vontade de Sérgio de construir um local para contemplação. Essa será a segunda capela em memória da Virgem do Horto em Pelotas, "agora, toda uma comunidade receberá a santa", comemora Vera.

O desejo de retribuição da catequista se deu após um acidente com o filho Juliano, que ocorreu em 2000. Já para Sérgio, a vontade de construir o espaço se deu após visitar um local semelhante no Uruguai. Depois de visitar três espaços diferentes, ele encontrou o terreno ideal no Retiro. No local, existe uma capela com cerca de 80 anos, segundo o proprietário. A capela que logo abrigará a figura da santa católica também foi restaurada.

A história de Nossa Senhora do Horto começou em 1494, no final do século 15. Na época, uma epidemia havia atingido a cidade italiana de Gênova. Uma moradora da região fez promessa a Virgem Maria, dizendo que construiria um altar caso a enfermidade fosse controlada. Recebida a benção, a senhora contratou pintores que reproduziram a imagem que representa Maria segurando Jesus com a mão esquerda, enquanto a mão direita indica o caminho da salvação e abençoa a cidade, bem como as pessoas que por ali passavam.

O contato da família com a Nossa Senhora
A fé em Nossa Senhora do Horto é capaz de realizar milagres, é o que diz a catequista de adultos da Paróquia da Luz, Vera Maria de Oliveira. Em novembro de 2000, ela presenciou uma dessas bênçãos. Durante uma sessão de autógrafos de lançamento do livro autoral, ela recebeu de um desconhecido um envelope. "Eu senti forte no meu coração que era algo muito especial", contou. Por isso, o pacote ficou guardado por semanas, aguardando o momento certo de ser aberto. Duas semanas depois, o filho Juliano, na época com 19 anos, sofreu um acidente de carro e teve diversas fraturas, além de afundamento e múltiplas fraturas no crânio, o que o deixou em coma pelos próximos dois meses. Por conta de uma hemorragia interna, o então estudante de Direito precisou de 44 bolsas de sangue. Foi somente no dia da primeira das cinco cirurgias do filho que Vera decidiu abrir o envelope.

Várias imagens de santos caíram ao chão, uma delas era a de Nossa Senhora do Horto. Junto dela, um número para ligações com pedidos de orações em caso de enfermidades. Vera conta que não pensou duas vezes, ligou e contou a história do filho. Com o pedido feito, os laços da família com a Virgem do Horto foram se estreitando. "Nós sabíamos da gravidade do quadro", relembrou Vera. A santa acompanhou a família durante todos os meses de tratamento e fisioterapia, como reforço da fé que a família depositava na figura religiosa. Hoje, Juliano está recuperado das fraturas do acidente. Depois dos anos, ele decidiu trocar de profissão. Agora arquiteto, planejou a construção da ermida junto da empresa de Sérgio.

Momento de celebração
A inauguração será no domingo, a partir das 14h. A concentração dos fiéis irá começar na sede da Casarão Remates. O planejamento da organização é de que o grupo caminhe junto, em romaria, com destino ao local da Ermida. Para os interessados, pede-se que levem flores para serem colocadas aos pés da Virgem do Horto.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sou preto, com orgulho Anterior

Sou preto, com orgulho

Fim das salas de lata Próximo

Fim das salas de lata

Deixe seu comentário