Novidade
Uma escola pelotense pioneira no Estado
Louis Braille e IPE Saúde assinam convênio médico inédito no Rio Grande do Sul
O sábado foi marcado por festa e emoção na escola Louis Braille, em Pelotas. Isso porque a instituição, destinada à educação e inclusão das pessoas com deficiência visual, assinou convênio com o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (IPE Saúde). A parceria entre o educandário e a instituição pública é pioneira no Estado.
O presidente do IPE Saúde, Júlio Ruivo, destaca que o credenciamento realizado pode abrir possibilidade para que outras escolas que também atendem serviços de saúde possam ofertar atendimento aos usuários do convênio estadual. “É uma forma de remunerar melhor, ajudar economicamente a escola, superar as dificuldades. Eles fazem um trabalho social que envolve muitas pessoas, muitas somente no amor, então acho que estamos tendo um olhar diferenciado, humano, para esse trabalho”, afirma.
Os atendimentos serão focados na oftalmologia, área mais necessária aos alunos da Louis Braille. “Existe um tabelamento de serviços que é realizado conforme os procedimentos e exames. As intervenções que serão feitas aqui, conforme o volume, definirão o valor repassado para a instituição”, explica Ruivo.
Emoção e homenagem
O ato simbólico de assinatura também foi de homenagem, e a emoção ultrapassou a parceria em si. Direção e colaboradores da escola tiveram uma razão a mais para se emocionar no sábado: o momento também lembrou a funcionária Lucia Helena Leite da Rosa, que procurou e incentivou o atual chefe de gabinete do IPE Saúde, Rafael Amaral, a buscar o convênio. Lucia trabalhou na Louis Braille por nove anos, até ser mais uma vítima da Covid-19, em maio deste ano.
Para eternizar a importância da colaboradora na conquista, durante a oficialização da parceria, uma placa em homenagem à funcionária foi descerrada. “O sentimento que a gente tem é de alegria e ao mesmo tempo tristeza. A Lucia e o Rafael foram os mais importantes para que isso acontecesse, foram os batalhadores, junto ao presidente do IPE, que abraçou a causa, e culminou com esse ato de assinatura do convênio”, ressalta o diretor da Louis Braille, Dilmar Rodrigues.
“Vai ser muito útil para a sociedade. Vai atender muitas pessoas. Isso nos enche de orgulho, já somos referência, aqui na área da saúde, em reabilitação visual, atendendo Pelotas e mais 27 municípios. Então isso para nós é mais uma conquista que nos envaidece muito e nos dá mais vontade ainda de trabalhar”, defende Rodrigues.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário