Gastronomia
Uma feira de muitos chopes
Festival da Cerveja Artesanal ocorreu, desta vez, no estacionamento do Shopping Pelotas
Jô Folha -
Seja sob o forte sol da tarde ou sob as estrelas de uma refrescante noite, a quinta edição do Festival da Cerveja Artesanal levou centenas de pessoas ao Shopping Pelotas durante este fim de semana. A principal novidade do evento foi a transferência da estrutura, que deixou o interior do prédio, junto à praça de alimentação, para ocupar uma área do estacionamento.
Sendo ao ar livre, uma das preocupações era a previsão do tempo. Porém, tudo transcorreu bem, ou seja, sem chuva. A maior concentração do público foi à noite, tanto no sábado, quanto neste domingo (14). O novo local permitiu mais espaço para acomodar as sete cervejarias participantes, sendo cinco pelotenses (Roca, Katz, Bruma, Brasserie 35 e Javali) e duas convidadas (Babel e Doble Chapa).
O organizador do evento e proprietário da Javali Beer, Wladimir da Silveira, considerou esta edição melhor que a anterior, principalmente por atrair um público não tão familiarizado com as artesanais. Visitantes curiosos faziam muitas perguntas e garantiram a saída dos estilos mais tradicionais, como pilsen, weiss, APA e IPA.
Nesse sentido, o casal formado por Daniel Estamer, 28, e Mônica Rediess, 30, aproveitou o fim da tarde de domingo para prestigiar o festival. Veio especialmente para o evento. Já havia participado de uma das primeiras edições, em 2017. Desta vez, seguravam um copo de weiss da Javali. "Sempre buscamos provar as artesanais, possuem uma qualidade superior", falou Daniel.
Estreante no evento, o diretor da cervejaria porto-alegrense Babel, Humberto Fröhlich, considerou uma boa iniciativa a realização do Festival da Cerveja Artesanal. Sua tenda ofereceu cinco tipos de chope: pilsen, blonde, pale ale, IPA e catharina sour, considerado o primeiro estilo de cerveja do Brasil. A vinda para Pelotas motivou o diretor em apostar na cidade. Pretende, em breve, começar a fornecer chope da Babel para bares e restaurantes locais.
Daqui a alguns meses
A quinta edição do festival foi organizada em parceria entre o Shopping Pelotas e a Javali Beer, com promoção do Diário Popular, e ocorreu integrada ao Encontro de Motocicletas, também no estacionamento. Uma programação musical com cinco bandas e um DJ animou os presentes.
A próxima realização deve ocorrer no mês de setembro, provavelmente no mesmo local. "O evento tem cara de rua", acredita Silveira. Uma das solicitações do público - a oferta de opções de alimentação - deve ser atendida pelos organizadores, numa parceria com os restaurantes do shopping ou com a participação de food trucks.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário