Natal
Uma oficina especial
Empresa conserta brinquedos de todos os tipos e mantém em uso peças passadas por gerações da mesma família
Paulo Rossi -
Pelotas possui seu próprio Gepeto, o criador do boneco Pinóquio. Esse personagem da vida real pode ser encontrado na Pronto Brinq, uma oficina de brinquedos que, além de reparos, dá vida a bonecas, carrinhos e jogos que ultrapassam gerações. Localizada na avenida Ferreira Viana, a oficina é relativamente apertada, mas gigante no imaginário. O sino colocado na porta toca a cada cliente que entra. É o som de partida para um mundo lúdico. Brinquedos de todas as gerações tomam as prateleiras e atrás de uma mesa cheia de ferramentas está Nerinton Marques, 44. Ele está no ramo há 31 anos e começou a trabalhar na oficina - que passou a ser sua - aos 15. Relata que com frequência chegavam pessoas no estabelecimento procurando o “senhor” que arrumava brinquedos e se deparavam com um guri. Atualmente, surgem os cabelos grisalhos que, somados ao jeito calmo de falar, remetem às primeiras semelhanças a Gepeto, brinca Nerinton, bem-humorado.
Com tantos anos no ramo, ele já viu filhos da clientela crescerem e passarem a ser, eles, os novos clientes. É o caso da psicóloga Daniela Flores, 37. A mãe, Maristela, arrumava na Pronto Brinq os brinquedos dela e do irmão. Atualmente, Daniela manda arrumar as peças da afilhada. A psicóloga lembra que se vive uma época de brinquedos descartáveis, na qual, muitas vezes, os pais não têm tempo para brincar com os filhos. Ao mandar para o conserto os brinquedos de sua infância, resgata tanto essa essência de continuidade quanto as lembranças daquela época, e passa isso à afilhada de quatro anos.
A profissão de Nerinton requer muita curiosidade, pois não existem cursos de especialização. O que o encanta é nunca ser um trabalho monótono e estar sempre aprendendo com os brinquedos que chegam. Entre as curiosidades, lembra que o serviço funciona por épocas ou safras. Os clientes parecem combinar em levar os brinquedos juntos, depois passam-se meses sem chegar outro do mesmo modelo. O tempo e o preço variam conforme o defeito. Em dias normais Nerinton e a esposa, Andrea Lourenço, 46, trabalham até 19h30min. Porém, nessa época, têm feito hora extra até as 22h.
Onde fica?
Ferreira Viana, 659.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário