Tradição

Uma tradição presente desde 1895

Colégio Gonzaga completa 125 anos hoje, promovendo a integração entre a tradição e as inovações

Jô Folha -

Uma história iniciada em 4 de março de 1895 e presente até os dias atuais. Esse é o Colégio Gonzaga, uma das mais antigas instituições de ensino de Pelotas, que completa 125 anos nesta quarta-feira (4). Com uma trajetória importante para o município, a escola segue contribuindo na formação de cidadãos, com a manutenção de vínculos além dos muros do local. Em comemoração à data, estão previstas atividades a serem realizadas durante o ano.

A trajetória começou em 1895, quando o sacerdote jesuíta José Anselmo de Souza fundou o local sob o nome de Escola São Luiz Gonzaga. A partir de 1910, os maristas passaram a auxiliar os jesuítas na administração, quadro que permaneceu até 1925, quando o controle passou para os Lassalistas. "É uma data bastante célebre", destaca o diretor Carlos Santo, que está na instituição desde 2004. "Poucas são as empresas com mais de cem anos na cidade", complementa. Entre os marcos importantes durante a história da instituição, ele destaca a criação da Faculdade de Ciências Econômicas e a Banda Musical da instituição, que conquistou três títulos nacionais durante a década de 1970.

As apresentações da Banda também marcaram o início da relação do colégio com Clori Schafer, que costumava se dirigir ao local para acompanhar os músicos. "Sempre que podia eu vinha ver", conta Clori, uma das funcionárias mais antigas do local. Desse período, ela também destaca o ambiente harmônico presente no local, além do desejo de fazer parte da instituição, fato que foi concretizado em 1986, após ser convidada para trabalhar com a alfabetização dos alunos. "Quando entrei percebi que era mais do que eu esperava", lembra. A função foi exercida até a aposentadoria, em 2014. "Já fui professora até dos filhos dos meus alunos", afirma. A relação com a escola também influenciou Clori a ingressar no curso de Teologia, concluído em 2001. Hoje, ela atua como coordenadora de ensino religioso e da pastoral da instituição. "É um lugar onde a gente se sente em casa", relata. Além das comemorações em relação à data de fundação da escola, o período é duplamente festivo para ela, que fez aniversário ontem.

"O colégio faz parte de mim, da minha vida", relata a vice-diretora Rosane Marques. Na instituição desde 1980, quando iniciou como professora de matemática, ela atua há dez anos na equipe diretiva do local. Entre as mudanças, Rosane destaca o crescimento da instituição e a preocupação com a formação dos alunos, que permanece até os dias atuais. Segundo ela, a relação com o colégio acompanha gerações, desde membros da família de seu pai, passando por seu marido e pelas duas filhas. Em comum, todos foram estudantes do local. "Não sei se eu faço parte do Gonzaga ou ele faz parte de mim", afirma.

Tradição e inovação

Um dos prédios do colégio, localizado em frente à Praça José Bonifácio permanece desde os primeiros anos da fundação. "É um ponto de referência", destaca Santo. Ao longo do tempo, houve a necessidade de crescimento, com a instituição incorporando locais do entorno. Apesar da tradição, o diretor destaca que o colégio segue acompanhando as tendências de inovação para o setor educacional, de modo que o aprendizado dos alunos seja facilitado por meio da utilização de tecnologias presentes nas salas de aula, como projetores multimídias. "Com ele o visual, a escrita e a audição estão conectadas", cita Santo. Com turmas do Maternal ao Ensino Médio, o colégio conta, atualmente, com cerca de 1,6 mil alunos e 180 funcionários. Apesar das inovações, um dos pilares do local é o ensino religioso, seguindo os padrões católicos, como a oferta de catequese e primeira eucaristia aos alunos, com participação voluntária.

Para o futuro, a expectativa de Santo é que a instituição continue trabalhando na formação de líderes que possam contribuir para a sociedade. "Seja atuando nos três poderes ou em outras áreas", projeta o diretor.

Início das comemoração

A programação festiva em comemoração ao aniversário será iniciada hoje e terá atividades como um bolo comemorativo, momento cívico e apresentação musical. Para os próximos meses ainda devem ocorrer outras atividades, como reinauguração da Capela do local, que passou por reformas, com uma missa a ser realizada ainda neste mês.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sem fila para oncologista e radioterapia Anterior

Sem fila para oncologista e radioterapia

Economia voltou a apresentar recuperação consistente, diz ministério Próximo

Economia voltou a apresentar recuperação consistente, diz ministério

Deixe seu comentário