Inauguração

Unidade Tudo Fácil é inaugurada em Pelotas

Abrangendo também municípios da microrregião, expectativa é que mensalmente cinco mil cidadãos sejam atendidos na central de serviços públicos

Foto: Carlos Queiroz - DP - Governador Eduardo Leite (PSDB) esteve na inauguração da unidade, que conta com serviços municipais e estaduais

Com cerca de 50 serviços públicos presenciais, foi inaugurada, na quinta-feira (26), em Pelotas a sétima unidade do Tudo Fácil. Localizada no Pop Center e abrangendo dez municípios da região, a perspectiva é que a central de atendimento receba aproximadamente cinco mil cidadãos por mês. Além disso, o serviço também tem como objetivo a promoção da inclusão digital, sendo disponibilizados mais de 730 serviços online acessados pelos terminais de autoatendimento no portal rs.gov.br.

A unidade conta com serviços municipais e estaduais, tais como: solicitação de carteira de identidade, serviços do DetranRS, IPE Prev, IPE Saúde, CEEE, Sanep e Prevpel, assim como totem da Corsan. A integração contempla tanto o modelo de atendimento físico e digital como o de autoatendimento. O Tudo Fácil Pelotas conta com uma equipe de 39 profissionais entre terceirizados e servidores públicos para atender 19 guichês. O período de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 09h às 19h, e no sábado, das 09h às 13h.

Com o propósito de concentrar os serviços públicos demandados pelos cidadãos e agilizar diversos tipos de atendimentos, a unidade Pelotas também será ponto de assistência para vários municípios da microrregião, contemplando Arroio do Padre, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Cristal, Morro Redondo, Pedro Osório, Pelotas, São Lourenço do Sul e Turuçu. Atingindo cerca de um milhão de pessoas.

A entrada mais próxima para o Tudo Fácil se dá pela porta ao lado da praça Cipriano Barcelos. O espaço foi cedido pelo Pop Center e recebeu o investimento estadual de aproximadamente R$ 700 mil para a aquisição de equipamentos.

Presente na inauguração do espaço, ao fazer uma nova carteira de identidade, o governador Eduardo Leite (PSDB) foi o primeiro cidadão a ser atendido na unidade. O gestor destacou a importância de levar a iniciativa do Tudo Fácil aos municípios do interior para aproximar o estado da população. "Nós como máquina pública precisamos trabalhar de forma integrada para oferecer de forma facilitada os serviços para a sociedade. Não apenas para servir de balcão de atendimento, mas também para aproveitar essa loja para fazer o letramento digital", destacou.

A central também possibilita ao público dar início ou apenas buscar suporte para concluir algum serviço efetuado digitalmente. "Ela resolve o problema é já orientada a resolver a questão em uma próxima vez virtualmente", conclui o governador. Leite destaca também os números da pesquisa de satisfação realizada nas seis unidades espalhadas pelo Estado. O índice de contentamento dos usuários alcança os 98%, já o tempo médio de espera é de 7 minutos e o de atendimento de 8 minutos. "Então é para as pessoas virem aqui e em 15 minutos resolverem suas questões".

Boa perspectiva para o Pop Center

Com a previsão de cinco mil atendimentos por mês, a implementação do Tudo Fácil gera expectativa de aumento de clientes nas mais de 500 bancas do Pop Center. Ainda atravessando um período de dificuldades, reflexo da pandemia, os permissionários têm esperança de um incremento significativo no fluxo do local. "A auto estima do permissionário acaba sendo impactada e seus negócios também. Ontem abriram as vagas para os primeiros atendimentos online e só para a carteira de identidade, já tinham mais de 120 pessoas inscritas", relata o diretor do Pop Center, Michael Sopper.

Em toda a rede Tudo Fácil, somente em 2023, foram mais de 650 mil atendimentos. Desses, 46, 1 mil foram na unidade mais próxima de Pelotas, em Rio Grande. Dentre os serviços mais solicitados estão: a solicitação de Carteira de Identidade, Autoatendimento, Detran RS, FGTAS e IPE Saúde.

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