Serviços

Unidade Tudo Fácil em Pelotas tem implementação adiada

Programa que tem como propósito facilitar a vida do cidadão, conforme previsão inicial, deveria estar em funcionamento no primeiro semestre

Foto: Divulgação - PMRG - Serviço já é oferecido em outros municípios da região, como Rio Grande

Com início de operação previsto para o primeiro semestre deste ano, o prazo projetado pelo Governo do Estado para a implementação da unidade Tudo Fácil em Pelotas, foi estendido até setembro. O contrato com o Pop Center, local que sediará a operação, foi assinado pelo governo do Estado no dia 1º de março. No entanto, os serviços para a inauguração do espaço ainda estão em fase de contratação. A iniciativa visa facilitar os atendimentos estaduais à população, já para os lojistas a novidade é uma esperança de maior movimentação no shopping.

Conforme a administração do Pop Center, as obras de adaptação e o espaço para operação do Tudo Fácil, sob responsabilidades do local, serão entregues até o final deste mês ao governo do estado. No entanto, a estimativa do executivo para a instalação das estruturas e início das operações seria de mais 60 dias. Já, segundo a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), os serviços de responsabilidade do Estado (acabamento, instalação da estrutura necessária para operação e contratação de empresa que prestará os atendimentos na unidade), ainda estão não foram contratados.

A unidade funcionará em um espaço de 350 metros próximo à porta de saída para a praça Cipriano Barcelos, disponibilizando cerca de 60 serviços essenciais, como emissão de carteira de identidade, CPF, atendimentos do Detran-RS, FGTAS, IPE Previdência e Saúde. Além disso, a perspectiva é de que a implementação do Tudo Fácil gerará 60 empregos diretos.

Expectativa
Para os locatários das bancas, a espera pela inauguração do Tudo Fácil é sinônimo de esperança de melhora nas vendas. Segundo o comerciante Fábio Freitas, a expectativa é de que com o início da operação o movimento no local consequentemente aumente. “Estamos vivendo um momento muito difícil. A internet dificulta, o pessoal se acostumou com a internet na pandemia e ficou desleal, tanto shopee como Aliexpress e tem mais os camelôs no centro vendendo as mesmas coisas. Ficou bem complicado”, desabafa.

Serviços municipais
Com a possibilidade de formalização completa de empresas online de forma automática e gratuita no Tudo Fácil, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (SDETI) possui um convênio com o programa que deve gerar 732 liberação para funcionamento de empresas com CNPJ, Inscrição Estadual e Municipal, licenciamento ou dispensa de licenciamento e alvará. O serviço passará a ser oferecido à população no segundo semestre de 2023.

O que diz o Governo do Estado
A SPGG argumenta que o prazo estipulado para a instalação da unidade em Pelotas, se deu a partir da data de assinatura do contrato em 1º de março de 2023, entre o governo do Estado e o POP Center Pelotas, está dentro do previsto e sem atrasos.

A pasta afirma que os serviços para a instalação estão com os trabalhos adiantados, em fase final, sem atraso no cronograma de entregas. A obra civil, de responsabilidade do shopping, tem previsão de entrega para o dia 30/06. Já os serviços de responsabilidade do governo estadual serão iniciados após a entrega da obra civil e devem levar cerca de 70 dias.

Quanto à empresa terceirizada que prestará atendimento na unidade, a licitação para contratação está em andamento, com o pregão eletrônico marcado para o dia 29/06. A secretaria ressalta que a conclusão com sucesso dos certames é essencial para garantir a abertura da unidade no período desejado.

O serviço
O Tudo Fácil consiste em uma iniciativa do governo gaúcho de reunir em um só local diversos atendimentos de serviços públicos dos órgãos estaduais aos cidadãos, diminuindo a burocracia. Em Pelotas, a previsão da SPGG é para inauguração do Tudo Fácil no terceiro trimestre de 2023.

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