Saúde

Unimed inaugura Unidade de Terapia Intensiva em Pelotas

Inauguração ocorreu na sexta-feira (24); previsão é que unidade entre em funcionamento no início do ano que vem

Foto: Jô Folha - DP - Leito é o padrão a ser seguido pelas demais acomodações

A partir do primeiro trimestre de 2024, Pelotas terá mais uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em funcionamento no Município. A nova unidade, instalada no hospital da Unimed, terá dez leitos e foi inaugurada oficialmente na sexta-feira (24). Na cerimônia, foi apresentado o primeiro leito 100% pronto, que é o padrão a ser seguido pelas demais acomodações.

O novo setor do hospital, pensado e projetado há cerca de dois anos, possibilitará a ampliação de atendimentos e cirurgias da cooperativa no Município. "Há uma gama de pacientes que, não somente por precisarem de cirurgias maiores, mas por terem comorbidades que aumentam o risco cirúrgico, fazem com que eles tenham que ser operados em instituições com UTI para ter uma retaguarda. Hoje esses pacientes que utilizam o serviço do Complexo Unimed, no momento que a UTI estiver efetivamente aberta, poderão fazer isso aqui", afirma a médica intensivista coordenadora da unidade, Marina Bainy.

Na oportunidade, a presidente da Unimed Pelotas, Rosana Van Der Laan, destacou a importância da concretização da unidade para a região. "Não nos vejo competindo com outros hospitais, vejo sim fazendo com que os outros cresçam na mesma linha. Somos impulsionadores de outros hospitais para melhoria de seus atendimentos. Somos referência para mais de um milhão de pessoas na Zona Sul, então os hospitais têm que se estruturar", comemora Rosana. Na cerimônia oficial de lançamento da unidade, também estiveram presentes diretores, ex-presidentes e colaboradores da Unimed Pelotas, representantes da cooperativa à nível estadual e regional e a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB).

Demais festividades

Junto à inauguração da UTI, outras comemorações também marcaram o evento. Em alusão aos 45 anos da Unimed Pelotas, foi inaugurada a galeria dos presidentes da cooperativa. Em homenagem à UniAir, empresa de táxi aéreo e transporte médico parceira da cooperativa, um helicóptero também esteve no hospital e uma placa comemorativa foi instalada. A cerimônia também destacou a conquista da Acreditação ONA, que analisa parâmetros de qualidade no atendimento de saúde.

Sobre a estrutura

Com os leitos acomodados em quartos individuais, a nova estrutura da Unimed promete tecnologia e conectividade. "Vamos trabalhar com uma conectividade total das informações dos nossos pacientes. Todos os equipamentos da UTI são de última geração. Temos certeza que seremos uma UTI de referência, que vai multiplicar conhecimento e inovação. Certamente a nossa região não conhece uma UTI como a, que hoje, com muito prazer e orgulho, vamos apresentar", afirmou a coordenadora da unidade no evento. Segundo Marina, todas as informações de ventiladores mecânicos, monitores, bombas de infusão de medicamentos e movimentos da cama do paciente estarão sendo monitorados em tempo real dentro dos quartos e em todos os pontos estratégicos da unidade.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ponte Hartleben é entregue ao uso da comunidade Anterior

Ponte Hartleben é entregue ao uso da comunidade

Atividade no Pelotense propõe reflexão sobre personalidades negras Próximo

Atividade no Pelotense propõe reflexão sobre personalidades negras

Deixe seu comentário