Números

Universidades da Zona Sul caem posições em ranking nacional

UFPel é a melhor avaliada entre as três instituições da região; apesar da queda no índice, todas estão entre as cem melhores do País

Foto: Divulgação UFPel - UFPel é a melhor colocada entre as instituições da região

Após uma pausa de três anos, o Ranking Universitário Folha (RUF) voltou em 2023 com uma edição atualizada dos melhores cursos e universidades brasileiras. As três instituições da Zona Sul gaúcha caíram posições em relação ao último ranking, mas se mantiveram entre as cem melhores do País.

Em 35ª no Brasil e 4ª no Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é a melhor avaliada da região. O resultado deste ano está três posições abaixo em relação a 2019. Apesar da queda no ranking, quase todos os indicadores avaliados se mantiveram ou melhoraram. O indicador que avalia a pesquisa na instituição é o melhor colocado, em 15º no Brasil, mesma posição alcançada em 2019. "É uma posição que vem sendo mantida ao longo dos anos. Traduz muito a constante evolução dos programas de pós-graduação nas avaliações da Capes, em que a UFPel tinha uma média inferior a quatro e, hoje, tem uma média superior a 4,6", destaca o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Flávio Demarco.

A única redução foi no indicador de ensino, que caiu da 24ª para a 47ª posição. A pró-reitora de Ensino, Fátima Cóssio, contextualiza que, no indicador de ensino, quatro critérios são observados: a formação de professores, o tempo de dedicação, as notas do Exame de Desempenho dos Estudantes (Enade) e uma pesquisa de opinião de professores. A partir daí, Fátima levanta hipóteses que podem estar relacionadas à queda. "Nos dois primeiros temos uma boa avaliação. O item três, dos dez cursos que fizeram Enade em 2022, sete tiveram nota quatro, dois tiveram nota três e um teve nota um. Talvez isso tenha afetado porque nunca tínhamos tido um curso nota um", observa. Fátima ressalta que ações internas de melhoria sempre são tomadas a partir de avaliações e dados oficiais sobre a instituição. "A gente tem um acompanhamento direto dos cursos de graduação", diz.

UCPel e Furg
Nas demais instituições da Zona Sul, também houve queda. A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estão, respectivamente, em 63º e 95º lugar no País. Para a Furg, a queda foi de nove posições, com as maiores perdas nos indicadores de ensino e mercado e melhora nos índices de pesquisa e inovação. Já na UCPel a queda de 2019 para 2023 foi de 22 posições. A piora da instituição no ranking é liderada pelos indicadores de ensino e pesquisa, que tiveram as maiores diminuições. Houve melhora, no entanto, nos indicadores de mercado e internacionalização. No RS, Furg e UCPel ocupam, respectivamente, o sétimo e o 11º lugar.

Melhores cursos das universidades da região em 2023
No ranking de cursos brasileiros, o melhor avaliado da Zona Sul é a Medicina da UFPel, em 15º lugar entre as universidades do País. O curso subiu cinco posições de 2019 para 2023. "Observamos uma performance muito expressiva no ranking. Em 2017 estivemos na posição 24º, passamos para a posição 20º em 2019 e agora em 15º. É uma melhora significativa. Pode se dizer que a Medicina está de parabéns, porque é resultado de todo um trabalho e engajamento coletivo", celebra a diretora da Faculdade de Medicina (Famed), Julieta Fripp.

UFPel
Curso | Posição no ranking nacional
Medicina | 15º
Agronomia | 21º
Medicina Veterinária | 22º

UCPel
Curso | Posição no ranking nacional
Serviço social | 32º
Psicologia | 36º
Fisioterapia | 50º

Furg
Curso | Posição no ranking nacional
Computação | 39º
Psicologia | 41º
História | 42º

Sobre o ranking
O RUF é realizado desde 2012 a partir de bases de dados públicos, como o Censo da Educação Superior e o Enade, e outras fontes, como periódicos e pesquisas de opinião. A classificação das 203 universidades brasileiras é feita a partir de cinco indicadores (pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação). Já o ranking de melhores cursos avalia somente os 40 cursos com mais ingressantes de acordo com o último Censo da Educação Superior.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

16 municípios da Zona Sul são contemplados pelo programa Volta por Cima Anterior

16 municípios da Zona Sul são contemplados pelo programa Volta por Cima

Terrenos vazios, mas cheios de problemas Próximo

Terrenos vazios, mas cheios de problemas

Deixe seu comentário