Saúde

Usuários se adaptam às mudanças no posto do Lindoia

Primeiro dia do novo sistema de atendimento da UBS teve grande movimentação e pacientes se adequando ao modelo

Gabriel Huth -

As primeiras horas de funcionamento da posto de saúde da Cohab Lindoia com novo esquema de acolhimento foram de movimentação intensa e usuários ainda tentando entender o que mudou na prática para quem busca o serviço. Único da cidade a adotar um sistema misto entre os atendimentos prestados por Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Atendimento Imediato (Ubai), o local passou a receber desde pacientes com demandas simples até casos de maior gravidade.

Alvo de uma polêmica desde o final de janeiro, quando ganhou força a proposta da prefeitura de transformar a UBS em Ubai e passar a atender somente casos de urgência e emergência, o posto virou o principal assunto dos moradores do bairro. Contrária à retirada de serviços básicos como consultas médicas, curativos e injeções, a comunidade pressionou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pela continuidade destas assistências. Após reuniões envolvendo gestores do município, vereadores e usuários, a opção pela mescla no acolhimento prevaleceu.

Na manhã desta segunda-feira (19), horário de maior movimento, todas as cadeiras da espera na entrada do posto se mantinham ocupadas. Entre quem aguardava ser chamado, nem todos tinham clareza sobre as novidades. Apesar de a equipe ter aumentado, o reforço parecia não ter se refletido em agilidade. Pelo menos no atendimento básico. Desde as 9h na UBS, a cuidadora de idosos Elma Muller, 52, continuava às 10h30min pacientemente esperando sua vez de mostrar o exame ao médico plantonista para receber a indicação de tratamento. "Não sabia que havia mudado e ainda não notei diferença. Continua demorando, dá vontade de desistir e ir para casa, ainda tenho que dar jeito no almoço", reclamava.

Com caso mais grave devido a uma doença pulmonar, o aposentado Aier Peixoto, 78, foi atendido em meia hora. Acompanhado da nora Perpétua Peixoto, 50, chegou por volta de 8h50min e em seguida foi encaminhado para receber soro. Enquanto ele permanecia em uma das salas do interior da UBS, ela se mantinha nervosa do lado de fora. "Faz uma hora que está lá dentro e não sei como está. Estou achando meio demorado", dizia, também sem notar mudança aparente na prestação do serviço.

Em adaptação
Embora o movimento tenha sido considerado pouco acima do normal, a gerente distrital da SMS, Cleidiane Premerli, avaliou como positivos os primeiros momentos da transição da UBS. Ela permaneceu durante toda a manhã no posto de saúde, já que o turno é o que geralmente possui maior concentração de usuários. "O pessoal ainda tem algumas dúvidas, é algo novo, por isso é normal essa preocupação com o funcionamento durante a fase de adaptação", disse.

Os primeiros casos de urgência acolhidos pela unidade foram registrados logo cedo. Um homem de 43 anos e uma mulher, de 39, ambos com falta de ar, foram atendidos com prioridade após passar pela triagem.

O atendimento

Como era?
- Até a semana passada, a UBS Cohab Lindoia oferecia apenas serviços de saúde básica, como consultas médicas, pré-natal, curativos, vacinas, injeções e distribuição de contraceptivos.
- Referência apenas aos cerca de dez mil moradores da região, contando com pediatra e dentista.
- Eram disponibilizadas quatro fichas por turno para consultas com clínico geral, apenas durante a tarde e a noite, já que não havia médico pela manhã.
- Atendia em média de 150 a 200 pacientes por mês, incluindo serviços clínicos e ambulatoriais.

Como ficou?
- A partir desta segunda, o posto de saúde passou a contar também com serviços de urgência e emergência destinados a qualquer paciente (nos moldes da Ubai Navegantes), além do atendimento básico aos moradores do bairro, mantendo pediatra e dentista.
- Ao invés do limite de quatro fichas para clínico geral por turno, atende por livre demanda a até quatro pacientes por hora. No entanto, casos de urgência e emergência têm prioridade.
- Passa a realizar até 1,2 mil atendimentos por mês.

Horário de atendimento: das 7h30min às 22h
Endereço: avenida Ernani Osmar Blaas, 344
Telefone: 3283-1414

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Apae deve reabrir as portas em abril Anterior

Apae deve reabrir as portas em abril

Instalação de lojas francas em cidades gêmeas é regulamentada Próximo

Instalação de lojas francas em cidades gêmeas é regulamentada

Deixe seu comentário