Preveção

Vacinação começa com grande procura à rede básica em toda a Zona Sul

Em parte das cidades, doses já acabaram; nova remessa chega na tarde de quarta-feira

Paulo Rossi -

O primeiro dia de vacinação contra a gripe foi de corrida às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de estratégias para facilitar o acesso em toda a Zona Sul. Em algumas cidades como Turuçu e Pedro Osório, inclusive, já terminaram as doses. A 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS) irá encaminhar nova remessa - com 50 mil unidades - aos 22 municípios na quarta-feira à tarde - adianta a titular, Caroline Hoffmann.


Em Pelotas, parte dos idosos que procuraram pela imunização, recebeu a vacina para evitar que voltasse a circular pelas ruas devido ao risco de contaminação com o coronavírus. Foi a decisão tomada em pontos como o Centro de Especialidades, embora nestes dois primeiros dias o alvo sejam os profissionais de saúde. "Aproveitei que o meu marido precisava vir ao centro da cidade e vim junto porque tinha ouvido falar que começava nesta segunda", afirma Amélia Hädler, 75 anos, que sempre adere à prevenção contra a Influenza para se preparar ao período de queda nas temperaturas.


Na UBS do Laranjal, a decisão de incluir os idosos que eventualmente aparecessem, não aconteceu. Ao menos, não para todos. "Nada feito. Descartaram a pessoa. A gente ficou lá tipo besta humana", reclama o aposentado Ira Pereira, 74 anos. O morador do balneário Santo Antônio também buscava atendimento médico em função de uma queixa de sangramento pelas vias aéreas, iniciado há três dias, mas teria sido orientado a retornar no meio desta semana.

Relembre
A vacinação contra a gripe estava prevista para a segunda quinzena de abril, mas foi antecipada em todo o país devido à pandemia de coronavírus. Embora ainda não exista imunização específica contra a Covid-19, a prevenção contra a gripe pode ajudar em dois aspectos: elevar a imunidade da população e facilitar em um eventual diagnóstico, já que a comunidade estará protegida contra doenças como H1N1, através desta dose disponibilizada durante a campanha nacional.

Confira o calendário da vacinação em Pelotas
- Segunda (23) - Vacinação segue destinada exclusivamente aos profissionais de saúde, que precisarão permanecer na linha de frente, diante do risco de contaminação por coronavírus.
- A partir de amanhã - O público-alvo serão os idosos, divididos em três faixas etárias, com prioridade aos mais velhos, conforme solicitação do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS) e do governo do Estado:
* Fase 1: acima de 81 anos - dias 25, 26 e 27
* Fase 2: de 71 a 80 anos - dias 30 e 31 de março e 1º, 2 e 3 de abril
* Fase 3: de 60 a 70 anos - dias 6, 7, 8, 9, 10, 13, 14 e 15 de abril
- A partir de 16 de abril - O foco da imunização serão professores e profissionais das áreas de segurança e salvamento.
- A partir de 9 de maio (Dia D de Vacinação) - Começará a última etapa da vacinação e será dirigida a crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, povos indígenas, maiores de 55 anos, pessoas com deficiência, jovens entre 12 e 21 anos em medidas socioeducativas e pessoas privadas de liberdade. A campanha se encerra em 22 de maio.
Detalhe - O telefone para agendamento da vacinação contra a gripe para as pessoas que não possuem condições de locomoção, e os locais para instalação de postos volantes serão divulgados até amanhã. A Secretaria de Saúde de Pelotas aguarda a nova remessa de vacinas liberada pelo Ministério da Saúde. A previsão é de que outras 20 mil doses cheguem a Pelotas na quarta-feira.

Acompanhe o primeiro dia de vacinação na região 
- Capão do Leão - Dez equipes foram designadas para percorrer os bairros e vacinar a comunidade, direto nas residências. A medida agradou a população. Quem destaca é a moradora da localidade de Cerro do Estado: "Neste momento, precisamos valorizar iniciativas positivas", ressalta Rosane Clasen, 54, ao ver o marido Carlos Luiz Letzow, 65, hipertenso, ter o atendimento priorizado. As 1,7 mil vacinas começaram a ser aplicadas das 9h às 12h e das 14h às 17h.
- Turuçu - As 200 doses foram distribuídas entre os dois postos de saúde e direcionadas à proteção de idosos e profissionais da saúde. Antes das 11h, já haviam acabado.
- Cerrito - Além da imunização nas UBSs, a comunidade - principalmente de regiões no interior do município - pôde contar com a circulação de unidade móvel em pontos devidamente divulgados aos moradores. Todas as doses foram aplicadas neste primeiro dia.
- Canguçu - O total de 2,8 mil doses se esgotou em parte das unidades de saúde.
- Herval - A cidade recebeu 400 doses e os idosos foram vacinados em casa, conforme agendamento. Esta remessa inicial também terminou nesta segunda-feira.
- Jaguarão - A expectativa era de que as 1,4 mil doses acabassem durante a tarde.
- Chuí - Idosos, profissionais da saúde e pacientes crônicos foram o foco principal da imunização durante o primeiro dia. Das 200 vacinas, 81 foram aplicadas até o final da manhã.
- São Lourenço do Sul - A estimativa era de que, até o final da tarde, terminassem as 2,2 mil doses.

(*) Outras 50 mil doses devem chegar à Zona Sul na tarde de quarta-feira; 20 mil serão entregues a Pelotas. As outras 30 mil serão divididas entre os municípios da região

 

 

 

 

 

 

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeita lança pacote de medidas para amenizar crise do coronavírus Anterior

Prefeita lança pacote de medidas para amenizar crise do coronavírus

Planalto lança página com lista de serviços que não podem parar Próximo

Planalto lança página com lista de serviços que não podem parar

Deixe seu comentário