Saúde
Vacinação contra a gripe continua em Pelotas
Até o momento mais de 50 mil pessoas já receberam as doses contra o vírus da Influenza
Carlos Queiroz -
Desde o dia 16 de abril o município vive a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação. Dessa vez, doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento e caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuário estão tendo a oportunidade de imunizar-se. Até o momento, a região da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3CRS) já distribuiu aos municípios da região cerca de 225 mil doses da vacina.
A titular da 3CRS, Caroline Hoffmann, informa que nesta quarta-feira (29) mais 32.600 doses chegarão, completando todas as vacinas necessárias para as duas primeiras etapas. Para a primeira semana de maio mais um lote está previsto, mas ainda sem confirmação de data. No Centro de Especialidades, local referência para vacinação, a enfermeira-chefe, Fátima Soares conta que o movimento é médio, comparado à primeira fase da imunização. “Bastante movimento no primeiro dia, agora está mais calmo”, completou, contando que desde então a unidade está registrando mais atendimentos às pessoas que fazem parte da nova etapa, conforme indica o cronograma.
Quem resolveu procurar o Centro de Especialidades na tarde desta terça-feira foi o professor Uruguay Gonzalez, 67. Como não conseguiu a dose na primeira etapa resolveu deixar o movimento baixar para conseguir a vacina. O idoso já tem o hábito de participar da Campanha e garantiu que esse ano não seria diferente. Outros idosos e também os profissionais da saúde que ainda não receberam a imunização podem procurar o Centro e as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Contemplado pela segunda fase, o motorista de 59 anos, Rudi Bonanova aproveitou um intervalo do serviço para garantir a proteção. Segundo ele, a insegurança e o medo são sentimentos que prevalecem diante do atual momento, então o melhor jeito é a proteção. “Pelo menos de um vírus temos que nos proteger”, brincou.
A partir do dia 9 de maio será a vez dos professores, crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas, mães no pós-parto, população indígena, pessoas acima de 55 anos e pessoas com deficiência.
Os números na região
Conforme um levantamento parcial feito pela Vigilância Epidemiológica, 50.990 pessoas pertencentes ao público-alvo da primeira etapa da Campanha já receberam a imunização em Pelotas. Esse número representa cerca de 52%. Desse total, 38.574 são idosos - o que representa 77,2% da meta proposta deste público. A imunização dos profissionais da área da saúde alcançou 65,6%, correspondendo a 12.416 vacinados. Até o dia 22 de maio - última dia Campanha Nacional de Vacinação, o município pretende imunizar 96.352 pessoas.
1ª fase:
Idosos
(38.574/ 77,2%)
Profissionais da saúde
(12.416/ 65,6%)
Primeira fase no geral - 13 de março a 15 de abril
(50.990/ 52%)
2ª fase
Doentes crônicos como cardíacos, diabéticos e obesos
(2.135)
Policiais militares
(1.414)
Caminhoneiros
(105)
Trabalhadores no transporte coletivo
(118)
Portuários
(88)
*Os próximos dados serão divulgados na sexta-feira
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário