Comemoração

Vasco Pires recebe ação social do Exército neste sábado

Atividade levou atendimentos médico e odontológico, assistência jurídica e recreação para os pequenos

Gabriel Huth -

Uma ação cívico-social promovida pela 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª Bda Inf Mtz) levou serviços de saúde e beleza, além recreação e atendimento jurídico aos moradores do loteamento Vasco Pires neste sábado (6). As atividades ocorreram no campo Santa Maria, das 8h às 16h, com o apoio da prefeitura e em parceria com Sesc e Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O evento integra a Semana do Exército, que tem dia comemorativo em 19 de abril.

Esta é a primeira ação desse porte que a 8ª Bda Inf Mtz realiza neste ano em Pelotas. "A ideia do Exército Brasileiro e da 8ª Brigada é realizar mais ações desta durante o ano", comentou o General de Brigada Ernesto de Lima Gil.

Apesar da chuva que incidiu sobre o município desde o meio da manhã, a ação foi bem acolhida pela comunidade que compareceu para aproveitar os serviços. A dona de casa Elizandra Lima, 31, levou os três filhos, com idades de 12, 8 e 5 anos para passarem pelo atendimento odontológico.

Moradora do Vasco Pires há apenas um mês, Elizandra, que é natural de Porto Alegre, diz que costuma incentivar os filhos a cuidarem dos dentes. Durante a consulta foi verificado que apenas a menina mais nova tinha cárie. "Se eu não viesse aqui não saberia", disse.

A capitão Áurea Lobato Pereira, odontóloga do Exército, confirmou o atendimento de 125 pessoas até uma hora antes do final do evento. A proposta dos atendimentos incluía remoção de tártaro supra gengival, profilaxia com escova de Robson, uso de pasta profilática, instruções de higiene oral e orientações em geral, além de exame preventivo de câncer de boca. As crianças também ganharam escova e creme dental.

O evento também levou assistência jurídica feita pelo Direito na Rua, projeto de Extensão do curso de Direito da UCPel, vinculado a Serviço de Assistência Jurídica. Ao todo 30 acadêmicos dos 9º e 10º semestres se revezaram em oito horas de atendimentos. Chegaram ao grupo 26 casos sobre as mais diferentes causas.

O professor de Prática Jurídica, Lucas Conceição, comentou que a maioria das consultas envolveu temas como pensão alimentícia, guarda de menor e usucapião, com o objetivo de regularização fundiária. No local foi feita triagem e marcados dia e horário para o atendimento por um aluno encarregado do processo.

O general ainda lembrou de outras atividades comemorativas que ocorrerão durante todo o mês de abril, como a exposição de material de uso do Exército no Shopping Pelotas. Sobre a escolha do Vasco Pires, que ainda não tinha recebido uma ação do Exército, o general comentou que a intenção é oportunizar acesso a estes serviços às comunidades mais carentes. "É uma atividade que tem um retorno positivo para a população. Para nós é muito bom, especialmente em locais onde a população tem dificuldade destes tipos de serviços. Pena a chuva que atrapalhou um pouco."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Praticas de saúde alternativas estão na rede SUS em Pelotas Anterior

Praticas de saúde alternativas estão na rede SUS em Pelotas

Parceria impulsiona produção da Lifemed Próximo

Parceria impulsiona produção da Lifemed

Deixe seu comentário