Clima
Verão começa com temperaturas mais baixas
Final de semana deve ser de tempo instável e a temperatura máxima prevista, no domingo, é de 24ºC
Paulo Rossi -
Diferentemente dos 32º C registrados próximo do meio-dia de sexta-feira, o verão chega com queda de temperatura em Pelotas. Conforme as previsões do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a máxima pode chegar a 24ºC no domingo, após um sábado de chuvas e rajadas de vento. A mínima pode ficar em 15ºC durante a noite. Apesar de começar com tempo instável, há uma grande expectativa de estiagem e seca nos meses de janeiro e fevereiro. O verão se inicia pontualmente à 1h19min deste domingo, pelo horário de Brasília.
Apesar de vento forte e até algumas chuvas isoladas registradas em Pelotas na sexta, muita gente aproveitou o calor para ir ao Laranjal. É o principal ponto de lazer, seja nas férias ou folgas de final de ano. A informação de pontos próprios também era comentada entre banhistas como um atrativo a mais na praia para o verão. Um casal chegou a instalar até uma rede entre duas árvores para curtir a brisa da Lagoa dos Patos na tarde de sexta-feira.
Para aproveitar na cidade
Moradora do bairro Pestano, Andréia Silveira aproveitou para levar as duas filhas, Amanda e Alice, para tomar um banho de lagoa. Com as placas indicando as condições próprias perto do Trapiche, foi o local escolhido para entrar na água. Não sem antes caprichar no protetor solar fator 60, para se proteger do sol forte.
"Eu gosto de vir ao Laranjal nos dias da semana porque é mais tranquilo até para as crianças brincarem", indicou Andréia, enquanto as duas filhas corriam para a água. Outro motivo que atrai a família é a sombra das árvores próximas ao calçadão - um alento para quem foge do sol forte.
O calor do verão também é um atrativo para os praticantes do kitesurf na praia do Laranjal. Apesar de também praticar no inverno, o estudante Pedro Zanetti diz que o verão é um atrativo extra a ele, que tem 21 anos e pratica o esporte desde quando tinha 14. "No verão, tudo é melhor. A água fica morna, dá pra usar bermuda", cita ele, que pretende aproveitar a estação entre a água e o vento. Já Neivana Couto, pelotense que morou um período fora da cidade, espera um verão com bastante programação cultural na beira da praia. "Isso ajuda a movimentar a economia e a atrair mais pessoas pra cá. Precisamos valorizar o Laranjal", disse.
Quente e seco
Num prognóstico feito para a estação, a Metsul Meteorologia prevê risco alto de estiagem em todo o Estado. Neste ano, atenta a meteorologista Estael Sias, o verão não terá influência dos já tradicionais fenômenos La Niña e El Niño. "O verão já começa em um período que tivemos redução de chuva, especialmente nas regiões da Campanha e Zona Sul. Serão chuvas abaixo da média histórica, que já é baixa", prevê. Somente em fevereiro que as chuvas devem se aproximar das médias históricas, já consideradas de baixa intensidade.
Um alerta feito pela meteorologista é para os meses de fevereiro e março, que devem registrar ondas de calor que se aproximam dos 40ºC. "Quando as chuvas acontecerem, podem provocar temporais intensos com grande acumulado de precipitação", cita, comentando as tradicionais chuvas fortes em dias muito quentes e úmidos. O verão também deve ser muito ventoso na região e no Litoral Sul.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário