Daniel Cuca Moreira

Deveríamos chamar mesmo de "cliente"?

Por Daniel Cuca Moreira
Publicitário
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Hoje é o Dia do Cliente e as mídias estão cheias de anúncios de empresas parabenizando e agradecendo aos seus. Leia as mensagens e avalie. Quantas delas se posicionam apenas como súditas de quem paga a conta? Quantas deixam transparecer nas entrelinhas que seu cliente é um mal necessário? Mas quantas encaram seu cliente como um parceiro de caminhada, se fazem indispensáveis e indissociáveis dele, criando uma relação sadia e valorosa, onde nenhum está tentando tirar vantagem sobre o outro? Essas colocam no trabalho seu orgulho de saber que têm algo de valor para compartilhar.

E é por aí que passa o propósito. O que somos por essência se conecta ao que fazemos na vida quando descobrimos o nosso. O trabalho se dignifica quando conferimos um sentido a ele - ou o "descobrimos". Você pode preparar a mesma pizza de duas formas: com atitude apenas mecânica ou imbuído de um valor de entrega maior. E não estou falando do preço do delivery.

Quando somos jovens, o que mais procuramos fugir são esses ensinamentos genéricos dos mais experientes: "tudo se interconecta", "observe, tenha calma e reflita", "encontre o que você se sente bem fazendo que terás sucesso". Eu odiava esse tipo de conselho. Sempre quis uma dica certeira, que me trouxesse a ferramenta perfeita que funcionasse como mágica. Eu queria a receita do bolo.

Só que os anos vão passando e, por mais que conhecimentos específicos nos tragam soluções pontuais, algo dentro de nós mostra que, antes da praticidade desejável, está algo maior: um entendimento genuíno sobre o macro que nos cerca, uma visão "holística" que conecta todas as pontas de um problema e que nos traz uma sabedoria maior para a tomada de decisões.

Talvez seu cliente não queira só uma pizza, mas criar um momento que resgate uma memória afetiva, que conecte sua família em torno de uma refeição, com ingredientes escolhidos com cuidado e um atendimento cheio de respeito, carinho e satisfação em atender essa necessidade.

Você nasceu mesmo para ser dono de pizzaria?

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