Editorial

Vacina ainda é importante

Quem anda pelas ruas neste final de agosto de 2023, em que o Diário Popular completa seus 133 anos de história, talvez nem lembre do que era notícia neste mesmo mês há pouquíssimo tempo, questão de dois ou três anos atrás. Com a pandemia de Covid-19 sendo pauta preocupante para a imensa maioria da população, o que se esperava era que pelotenses, rio-grandinos e moradores de todas as cidades da Zona Sul tivessem acesso o mais rapidamente possível ao calendário vacinal completo contra o coronavírus. Primeira e segunda doses, reforços. Todo o possível para evitar que casos graves continuassem sendo registrados e internações por este motivo se mantivessem uma rotina nos hospitais.

Como tem feito ao longo dessa trajetória que passa por três diferentes séculos, o DP tem servido como canal de comunicação a serviço do que importa a quem vive em Pelotas e região. E, em tempos de poucos consensos, ao menos um parece imutável: nada é mais importante que saúde. É por isso que chama atenção o dado trazido em reportagem deste final de semana: somente 21% dos moradores dos dois principais municípios da Zona Sul procuraram UBSs e outros pontos de imunização em busca das doses bivalentes contra Covid-19. Índice baixo o suficiente para ser considerado preocupante, especialmente no momento em que autoridades têm identificado o surgimento de novas variantes do vírus que provoca a doença.

Mesmo que tais mutações ainda não tenham sido identificadas no RS, essa realidade deve servir não como motivo para relaxar quanto a esta proteção, mas sim como oportunidade para buscar estas doses assim que possível. Não faz sentido esperar eventual avanço das variantes. Sobretudo porque outras doenças respiratórias têm levado muita gente às unidades de saúde, como retratado em reportagens do Jornal nos últimos meses e novamente lembrado agora pela Coordenadoria Regional e pela Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas. A ponto de haver demanda elevada por internações de crianças, muitas com casos graves.

Toda a história do DP, retratando boas e más notícias da região, faz com que o Jornal sinta-se parceiro próximo de seus leitores e assim seja tratado pela grande maioria. Tomando a liberdade de quem respeita e está ao lado do seu público, portanto, vale um pedido: vacine-se. Cuide de si e dos próximos. Fique conosco, e bem, por muito tempo!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mestre Policarpo

Carne bovina, saudável e ambientalmente correta Próximo

Carne bovina, saudável e ambientalmente correta

Deixe seu comentário