Conversa

Daniel Trzeciak se reúne com ministro do TCU sobre pedágio da Zona Sul

Tribunal deve analisar medida cautelar que pede suspensão do aumento

Foto: Divulgação - DP - Reunião discutiu celeridade na análise da medida cautelar que pede a suspensão do aumento das tarifas

O deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) se reuniu na quinta-feira (25) com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Antonio Anastasia para pedir celeridade na análise da medida cautelar que pede a suspensão do aumento das tarifas de pedágio do Polo Rodoviário Pelotas que entraram em vigor no começo do ano.

Junto dos deputados Alexandre Lidenmeyer (PT) e Afonso Hamm (PP) e do prefeito de Rio Grande Fábio Branco (MDB), Trzeciak entrou com um pedido de medida cautelar no dia 27 de dezembro, logo após a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autoriza o aumento das tarifas do Polo Pelotas, administrado pela Ecosul. As tarifas básicas subiram de R$ 15,20 para R$ 19,60.

Segundo o deputado, o pedido ainda não foi analisado em razão do recesso do tribunal, que aconteceu entre 18 de dezembro e 16 de janeiro. Na reunião de quinta, Trzeciak pediu a Anastasia para que dê prioridade à ação. "O relator é o ministro Antonio Anastasia que disse que vai dar prioridade e colocar para apreciação em breve. Não deu prazo, mas sabe da situação complicada em que se encontra a questão dos pedágios", disse o deputado. "Nós precisamos apreciar com celeridade, responsabilidade e sensibilidade. Foram as palavras que eu usei com o ministro".

As tentativas de reverter o aumento das tarifas de pedágio do Polo Rodoviário Pelotas continuam. Após quase um mês com os novos valores, ações na Justiça Federal ainda não tiveram uma resposta. O deputado pontuou que quanto mais ações forem movidas na Justiça Federal, maiores são as chances de sucesso. "Podem ter 300 ações, se um juiz federal der decisão favorável, já suspende o reajuste", pontua.

Buscas por diálogo também continuam. Uma reunião entre representantes da região e o ministro dos Transportes Renan Filho, que aconteceria na última quarta-feira, acabou sendo cancelada sem explicações. A expectativa agora é de que um encontro seja agendado para as próximas semanas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Atraso de salários na Santa Casa de Pelotas é pauta na Câmara Anterior

Atraso de salários na Santa Casa de Pelotas é pauta na Câmara

Abaixo-assinado pede cancelamento do reajuste a vereadores Próximo

Abaixo-assinado pede cancelamento do reajuste a vereadores

Deixe seu comentário