Premiação

Vereadora de Rio Grande recebe Troféu Visibilidade Trans

Regininha é a primeira vereadora trans de Rio Grande e foi reconhecida por premiação estadual

Foto: Divulgação - DP - Vereadora foi a primeira pessoa trans eleita para uma vaga no legislativo riograndino

A vereadora Regininha (PT) de Rio Grande recebeu na segunda-feira (29) o Troféu Visibilidade Trans - Verônica Oliveira, em sua primeira edição, entregue na segunda pelo governo do Estado no Dia da Visibilidade Trans. A vereadora foi a primeira pessoa trans eleita para uma vaga no legislativo riograndino.

"Esse reconhecimento é importante pois coloca a população de pessoas trans e travestis no centro do debate, trazendo visibilidade a estes corpos que diariamente são violentados e marginalizados no Brasil, que é o país que mais mata pessoas LGBTs no mundo e, também, o que mais consome pornografia trans", disse a vereadora.

Ela salientou a relevância da representatividade no parlamento mais antigo do Estado e citou conquistas para a população LGBT, como a habilitação do HU-Furg como Atenção Especializada ao Processo Transexualizador, a disponibilidade de hormonioterapia gratuita no Ambulatório Regional de Pelotas e a criação de ações afirmativas na Furg. "A importância de termos representatividade na política é sobre fomentar o fato de que estamos e estaremos sempre em todos os espaços, com nossos direitos já garantidos e garantindo outros direitos que nos são negados", destaca.

Homenagem

Através da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos foram homenageadas 50 personalidades trans gaúchas que se destacaram por sua atuação promovendo visibilidade e respeito à diversidade. A primeira edição do troféu homenageia a trajetória de Verônica Oliveira, ativista LGBTQIA+ de Santa Maria assassinada em dezembro de 2019.

Da região, além de Regininha, foram homenageadas Natasha Cardoso, conselheira tutelar em Rio Grande, e Márcia Monks, do Conselho dos Direitos e da Cidadania LGBT+ de Pelotas.

O evento foi realizado no Teatro Renascença pelo Departamento de Diversidade e Inclusão com apoio da Igualdade RS - Associação de Travestis e Transexuais do RS, o Grupo Diversidade RS e da Prefeitura de Porto Alegre.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sindicato dos rodoviários reivindica reajuste de 11,97% Anterior

Sindicato dos rodoviários reivindica reajuste de 11,97%

Aceguá passa a fazer parte da Azonasul Próximo

Aceguá passa a fazer parte da Azonasul

Deixe seu comentário