Trabalhos

CPI do Pronto Socorro é oficializada na Câmara

Trabalhos devem iniciar já na próxima semana

Foto: Fernanda Tarnac - Câmara de Vereadores - Anderson Garcia (Podemos) leu ontem o parecer jurídico que reconhece a legitimidade da CPI

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Pelotas para investigar as suspeitas de desvios de recursos no Pronto Socorro (PS) foi aberta oficialmente na sessão desta quinta-feira (14), quando o presidente do Legislativo, Anderson Garcia (Podemos), leu o parecer da assessoria jurídica da Casa reconhecendo a legitimidade do requerimento.

A CPI aprovada é a proposta pelo vereador Rafael Amaral (PP), que presidirá o inquérito ao lado de Jurandir Silva (PSOL), que será relator. A investigação sai do papel após duas semanas de impasse que se encerraram com um acordo de Rafael e Jurandir. Ambos apresentaram requerimentos para a abertura da comissão e havia possibilidade de se ter duas CPIs.

O acordo que deu a relatoria do inquérito a um vereador da oposição contraria o interesse da base do governo de indicar o relator da CPI. Ontem, no começo da sessão, o líder do governo, vereador Marcos Ferreira, o Marcola (UB), solicitou ao jurídico da Câmara que dê um parecer sobre a forma como a relatoria foi definida. Garcia aceitou o pedido de Marcola, mas apontou que os trabalhos da CPI não serão obstruídos enquanto se aguarda o parecer jurídico.

No sistema da Câmara, há um recurso apresentado pelo líder do governo pedindo que a decisão de Garcia sobre a relatoria da CPI seja "reformada". Ele alega que em CPIs anteriores os relatores foram eleitos pelos vereadores e que, embora o regimento interno da Câmara seja omisso quanto a escolha de relator, "o correto seria se respeitar as antigas decisões do Poder Legislativo e permitir que os vereadores, de forma democrática, pudessem escolher o relator".

Anselmo Rodrigues (PL) criticou o questionamento de Marcola e lembrou que a formação da CPI foi feita em um acordo público no plenário da Câmara. "Agora vem o líder do governo com essa conversa tentando melar a relatoria, aqui não tem criança, tem homens que têm palavra", disse. A fala de Rodrigues iniciou uma rápida troca de atritos com Marcola, que acabou sendo apaziguada pelo presidente Garcia.

O relator

A função de relator é central nos trabalhos de uma CPI. Cabe a esse vereador a elaboração de um relatório final, compilando as informações descobertas durante o inquérito e que pode responsabilizar os investigados e pedir indiciamento à Justiça.

Com a formalização da CPI ontem, o próximo passo antes de se dar início de fato aos trabalhos é a escolha dos parlamentares que irão integrar a comissão. As bancadas dos partidos têm até a próxima terça-feira para indicar seus representantes para a CPI, com um representante de cada sigla. O UB, que tem quatro vereadores, poderá indicar dois participantes para a comissão.

Relembre o caso

O caso foi divulgado pela própria prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) no final de fevereiro, quando ela anunciou em uma coletiva de imprensa a instauração de uma sindicância para apurar as denúncias e o afastamento da diretora-geral do PS, Odineia da Rosa, e do gerente administrativo Misael da Cunha, que também era vice-presidente do PSDB e foi afastado do cargo partidário.

A denúncia foi apresentada ao Executivo pelo diretor do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Márcio Slaviero, que identificou o pagamento de notas em duplicidade a uma empresa que presta serviços ao PS. Parte do Pronto Socorro, que inclui a contratação de funcionários, é gerida pelo HUSFP.

Em entrevista ao Diário Popular, Odineia Rosa negou envolvimento com irregularidades e que os documentos com as supostas irregularidades não passavam por ela. Ela afirma que a gestão municipal determinou uma separação de funções e que a parte financeira não estava sob sua gerência. Até o momento, Misael da Cunha não se manifestou sobre o caso.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em Canguçu, vice-prefeito e pré-candidato denuncia vídeo com uso de deepfake Anterior

Em Canguçu, vice-prefeito e pré-candidato denuncia vídeo com uso de deepfake

Câmara realiza audiência em homenagem aos cem anos de Irmã Assunta Próximo

Câmara realiza audiência em homenagem aos cem anos de Irmã Assunta

Deixe seu comentário