Acusação

Prefeita de São José do Norte é alvo de denúncias

Fabiany Roig é acusada de promover a própria imagem

Foto: Divulgação - DP - Prefeita é denunciada por promoção da própria imagem em obras públicas

A prefeita de São José do Norte, Fabiany Roig (UB), está sendo denunciada por promoção da própria imagem em obras públicas. A acusação, movida pelo servidor público Claudiomiro Ferreira, diz que a prefeita instalou de placas com o slogan da administração para com o intuito de se promover e pede a cassação da gestora. O documento foi enviado à Câmara de Vereadores e ao Ministério Público.

O denunciante alega que a prefeita inaugurou e reinaugurou obras no Município instalando placas com seu próprio nome, além de ter usado os mesmos elementos de promoção em eventos. Segundo a denúncia, os casos de promoção teriam começado em 2019, em obras e eventos como a Biblioteca Pública Municipal e a inauguração de uma pista de skate.

O presidente da Câmara de Vereadores de São José do Norte, Lincoln Pontes (UB), diz que o documento recebido pelo Legislativo está sendo avaliado pelo Jurídico da Casa. "No entanto, não consegui encontrar uma fundamentação jurídica consistente. Mesmo assim irei seguir o regime interno da Câmara e o que rege a lei", disse. As denúncias serão agora analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Procurada, a prefeita diz estar tranquila com as denúncias, que classifica como infundadas. Fabiany aponta que o mesmo servidor já moveu ao menos outras nove ações contra o Município de São José do Norte, "algumas já declaradas improcedentes", segundo ela. O nome dele também aparece em denúncias contra outras prefeituras, como a de Pedro Osório.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, a prefeita reitera que as denúncias são infundadas. "Não há vedação de se colocar logo do governo (em obras). E outra, o logo é do governo, não é meu. Onde é que tem promoção de usar o logo do governo em ações do Executivo municipal?", questiona Fabiany.


Na oposição, o vereador Luiz Gautério (PT) diz estar estudando o caso e considera que "sempre houve um uso muito forte da promoção pessoal nas veiculações institucionais da prefeitura sob a gestão dela". Ele avalia, no entanto, que as denúncias devem ser arquivadas, já que o governo possui maioria na Câmara.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vereadores arquivam denúncia contra Cristina Oliveira Anterior

Vereadores arquivam denúncia contra Cristina Oliveira

Senado divulga principais mudanças na reforma tributária Próximo

Senado divulga principais mudanças na reforma tributária

Deixe seu comentário