Prefeito de Rio Grande cumpre agenda em São Paulo

Fábio Branco participou de debate sobre a Refinaria Riograndense

Foto: Divulgação/Facebook Prefeitura do Rio Grande - Agenda foi cumprida na terça-feira (28)

O prefeito de Rio Grande, Fábio Branco (MDB), participou da comitiva que debateu sobre a transição do modelo de serviço da Refinaria Riograndense com o Grupo Ultra e a Braskem, acionistas da empresa. A agenda foi cumprida em São Paulo, quando foram trabalhadas as possibilidades e desafios da transição de refinaria de petróleo para biorefinaria.

"Precisamos evoluir naquilo que o governo do Estado já vem tratando e será um investimento importante para Rio Grande e para todo o Estado, que pode ser protagonista na questão da sustentabilidade", disse Branco. A proposta de transição energética pode levar à primeira planta de biorefinaria do Brasil. "A Refinaria de Petróleo Riograndense é a primeira refinaria e agora quer ser a primeira biorefinaria no município mais antigo do Rio Grande do Sul, que é Rio Grande", complementou.

Assinatura
O prefeito ainda participou da assinatura do termo de adesão da Portos RS ao quadro da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). O ato ocorreu na Intermodal, também em São Paulo, no estande da empresa gaúcha, onde foram tratadas pautas relacionadas à descarbonização da matriz energética.

Com o ingresso da empresa pública gaúcha na Abeeólica, o Estado reforça a pauta da descarbonização da matriz energética e o seu compromisso com os investimentos em energia verde. "O Rio Grande está na terceira estiagem consecutiva e sentindo como as mudanças climáticas castigam nosso produtor rural, nossa economia e toda a população. E é exatamente por isso que queremos ter protagonismo e liderança sobre energias sustentáveis no Brasil", pontuou o vice-governador Gabriel Souza (MDB), lembrando que o Estado já investe na área com uma série de parques eólicos e offshore.

O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, explicou que a estatal passa a colaborar com a Abeeólica no trabalho em prol da energia eólica. "Em contrapartida, a associação vai verificar a possibilidade de novas legislações e negociações, uma vez que a entidade representa todos esses setores envolvidos e interessados em energia limpa", acrescentou.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Câmara retoma revisão da Lei Orgânica do Município Anterior

Câmara retoma revisão da Lei Orgânica do Município

Educação de Pelotas é discutida na Câmara Próximo

Educação de Pelotas é discutida na Câmara

Deixe seu comentário