Decisão

Sem unanimidade, Câmara mantém vetos à Lei do Sossego

Legislação idealizada pelo governo entra em vigor na próxima semana como resposta a casos de perturbação do sossego

Foto: Fernanda Tarnac - Câmara Municipal - Placar teve 12 votos favoráveis, um contrário e cinco abstenções

A Câmara de Vereadores de Pelotas decidiu, nesta quarta-feira (9), manter os vetos à Lei do Sossego. Sancionada pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) no mês passado, a lei teve vetados sete trechos das 15 emendas propostas pelos parlamentares. Com o acolhimento dos vetos, a lei entra em vigor no próximo dia 18.

A aceitação dos vetos, no entanto, não foi unânime, e teve um placar de 12 votos favoráveis, um contrário e cinco abstenções. O vereador Paulo Coitinho (Cidadania), que se absteve, teve uma de suas emendas vetadas e criticou o governo por só ter avisado do veto quando a prefeita assinou. Segundo ele, um projeto de mesmo teor, visando proteger templos religiosos e eventos carnavalescos, será elaborado. "Eu acho que essas questões têm que se conversar antes que se torne público", diz.

Na mesma linha, Michel Promove (PP), criticou e votou para derrubar os vetos. "Fica muito embaraçoso para os vereadores. Perdemos dez horas de discussão, aprovamos as emendas, e quando volta para a Casa, nós votamos os vetos com unanimidade", disse, referindo-se à manutenção dos trechos suprimidos pela prefeita.

Líder do governo, Marcos Ferreira, o Marcola (UB), argumentou a favor da manutenção dos vetos de Paula, alegando razões legais. "Por mais que seja de boa intenção por parte dos parlamentares, são questões técnicas legais", disse.

Convivência urbana
Aliado à Lei do Sossego, a Prefeitura diz estar estruturando um programa de convivência urbana que irá operacionalizar ações de conscientização, engajamento e fiscalização para garantia do sossego público. A expectativa é de anunciar o programa nos próximos dias. Segundo a assessoria de imprensa do Executivo, a prefeita Paula Mascarenhas, junto da coordenação do Pacto Pelotas Pela Paz, articula com as forças de segurança e fiscalização as bases do programa de convivência urbana.

O secretário de Governo, Fábio Machado, explica que o cumprimento da Lei do Sossego passará pela elaboração de um decreto regulamentando a lei. Ainda segundo ele, a preparação dos agentes de fiscalização envolverá ainda a criação de um manual de aplicação da lei. Além disso, Machado diz que o governo manterá diálogo com empresários de estabelecimentos noturnos e que irá criar campanhas educativas sobre o tema. "Todos esses vetores somados objetivam dar a máxima eficácia à lei e possibilitar um ambiente urbano harmônico e equilibrado."


Quórum
Mais uma vez, a presença dos vereadores no plenário da Câmara de Pelotas foi assunto para longas discussões na manhã desta quarta. Ainda antes da abertura da sessão ordinária, sem transmissão pela Rede Câmara, o presidente da Casa, vereador César Brisolara, o Cesinha (PSB), advertiu os parlamentares quanto às constantes faltas de quórum durante as sessões. Ele afirmou que os vereadores que não estiverem presentes no momento das votações, a chamada ordem do dia, e que não tenham justificado a ausência com antecedência, terão o ponto cortado.

Em diversas ocasiões, as votações da Câmara ficam trancadas pela falta de vereadores em plenário - são necessários no mínimo 11 dos 21 para a aprovação de projetos. Na terça-feira, a sessão precisou ser suspensa e a pauta foi transferida para a sessão de ontem.

Após o alerta de Cesinha, os vereadores permaneceram na Câmara e, com pauta extensa, a sessão foi até o final da tarde. "Quando a gente fala que está até as 2h da tarde, não estamos fazendo nada a mais que o nosso dever", disse, ao fim da sessão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Câmara de Canguçu ouve Francisco Vilela nesta quarta-feira Anterior

Câmara de Canguçu ouve Francisco Vilela nesta quarta-feira

Substituto de Sizenando na Câmara de Pelotas será definido nesta quarta Próximo

Substituto de Sizenando na Câmara de Pelotas será definido nesta quarta

Deixe seu comentário