Medida

RISP Sul já tem reunião marcada para próxima semana

Implementadas esta semana pelo governo do RS, as Regiões Integradas de Segurança Pública chegam para intensificar o combate à criminalidade

Rodrigo Ziebell - Palácio Piratini - DP - CRPO/Sul e 7ª e 18ª Delegacias Regionais da PC vão atuar juntas

Criada a partir de um decreto assinado pelo governador em junho de 2023 para intensificar a prevenção e o combate à criminalidade nas diversas regiões do Estado, as Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs) já têm marcada para semana que vem reuniões para tratar as estratégias de combate à criminalidade de forma integrada entre Polícia Civil e Brigada Militar. O projeto faz parte das ações do Programa RS Seguro, atrelado ao gabinete do governador Eduardo Leite, e que completa cinco anos de ações.

Foram instaladas 21 RISPs no Rio Grande do Sul com o objetivo de compatibilizar as ações das duas instituições, associando delegacias regionais e comandos de policiamento ostensivo que deverão atuar de forma cada vez mais articulada. A medida, segundo o governo do Estado, fortalecerá o compartilhamento de informações e o acompanhamento de indicadores, facilitando o trabalho de identificação e mapeamento de ocorrências em cada região.

RISP Sul
De acordo com o titular da 18ª Delegacia Regional de Polícia Civil, delegado Márcio Steffens, a 18ª irá atuar juntamente com a 7ª DRPC, que fica em Rio Grande, mas a questão da integração do trabalho conjunto entre PC e BM não muda em nada. “Pelo contrário, vai potencializar nossas ações. As regionais são mais uma ferramenta do Programa do RS Seguro e a ideia é contextualizar toda a situação regional”, explicou o delegado. Segundo ele, com a implementação da RISP Sul, as estratégias não vão ficar tão somente nos municípios de Pelotas Rio Grande, mas em toda a região. “Vamos poder contextualizar a criminalidade na região e poder fazer um enfrentamento a partir de estratégias que serão definidas, assim, em conjunto entre as instituições e com base naquilo que a gente está enxergando e no que tem que ser melhorado”, analisou. O delegado adiantou que para a semana que vem já tem reunião marcada.

Preparação

Ao todo, 160 policiais da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil (PC) participaram de oficinas em Porto Alegre quando foi apresentado a sistemática de atuação das duas forças de forma integrada, além da metodologia das reuniões futuras, o Sistema GESeg e os alinhamentos para que se iniciem, este mês, os encontros mensais em todas as regiões do Estado. Os dois dias de oficinas foram conduzidos pelo secretário-executivo do RS Seguro, delegado Antônio Padilha.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Assaltante de banco em Santana da Boa Vista é condenado a 55 anos de reclusão Anterior

Assaltante de banco em Santana da Boa Vista é condenado a 55 anos de reclusão

Polícia Civil lança o Mapa dos Feminicídios 2023 no Estado Próximo

Polícia Civil lança o Mapa dos Feminicídios 2023 no Estado

Deixe seu comentário