Indicadores

Roubos reduzem no Estado, mas homicídios apresentam alta

Pelotas e Rio Grande seguem a tendência estadual com queda no primeiro indicador e aumento no segundo

Foto: Divulgação BM - Presença das polícias nas ruas aumentou a sensação de segurança e reduziu crimes como roubo a pedestres

O janeiro começou com boa notícia para os agentes de segurança do Estado com a redução nos roubos a pedestre no Rio Grande do Sul. A queda vem ocorrendo desde setembro de 2023. Em comparação com janeiro do ano passado, a diminuição foi de 42%, baixando de 2.381 casos para 1.391. Pelotas e Rio Grande também apresentaram quedas referente ao mesmo período de 56,75% e 38,82% respectivamente, mas segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) que divulgou as estatísticas de janeiro ontem, os números são referentes a roubos em geral, não especificando roubo a pedestre. Em Pelotas foram 111 registros contra 48 em um ano. Para a pasta, a melhora nos indicadores está relacionada, entre outros fatores, ao reforço das ações ostensivas da Brigada Militar e às operações da Polícia Civil para prender assaltantes.

Já em relação a crimes violentos, o cenário muda. Em janeiro deste ano, os homicídios passaram de 163 para 187, aumento de 15%. Ocorreram, ainda, quatro latrocínios, um a mais que no mesmo período de 2023. Todos estão elucidados e com autoria do crime identificada. Em três deles, os suspeitos foram presos. As duas principais cidades da Zona Sul seguiram a tendência. Em Pelotas foram duas mortes violentas a mais na comparação - passando de cinco para sete homicídios - e, em Rio Grande, de quatro para cinco. 

Dos 23 municípios que compõem a Azonasul, cinco deles registraram homicídios no mês passado. Somam-se a Pelotas e Rio Grande: Canguçu, Pinheiro Machado e Santa Vitória do Palmar. Em cada uma das três cidades houve um homicídio. No RS, os feminicídios passaram de dez casos em janeiro de 2023 para 11 em 2024, sendo que um deles foi em Rio Grande. Das 11 vítimas, apenas três tinham medida protetiva de urgência. Consultado sobre o resultado da criminalidade na Zona Sul do Estado, o presidente da Associação dos Municípios, prefeito do Chuí, Marco Atônito Vasques Barbosa (União Brasil), disse que o tema será discutido, inclusive o GGIM Azonasul durante o evento que ocorre de 13 a 15 de março, em Pelotas, o Conexão com experiências em segurança pública e prevenção à violência (Connex) 2024. 



CVLI em foco

As estatísticas levaram a SSP a reforçar as reuniões, ações e operações para coibir as atividades do crime organizado. Foram convocadas as chefias das instituições vinculadas de Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas por meio do programa RS Seguro. O objetivo é reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).  O titular da pasta, Sandro Caron, destaca que a SSP age imediatamente para coibir atividades criminosas. “Estamos constantemente atuando para enfraquecer e acabar com as organizações criminosas, e isso se faz com a asfixia financeira das quadrilhas. Por isso também atuamos no combate ao crime de lavagem de dinheiro e aos crimes patrimoniais. Na última semana de janeiro, já começamos a verificar uma tendência de redução dos índices de mortes violentas avaliados”, afirma.



Pontos positivos

Os roubos de veículo tiveram, em janeiro, uma redução de 22% no Estado, passando de 358 casos no ano passado para 281 em 2024. Uma das frentes é o combate à receptação de veículos e peças sem procedência por meio da Operação Desmanche, iniciada em 2016 e com uma ação em Pelotas recentemente. Desde o começo da ofensiva, já foram realizadas 135 edições.


Abigeato

Mais uma vez, o crime de furto abigeato teve redução no Estado, com queda de 34% em janeiro. Em 2023, foram 301 casos no primeiro mês do ano; em 2024 as ocorrências do tipo caíram para 199. Na Zona Sul do Estado, os indicadores se mantiveram, mas com destaque para as reduções em Capão do Leão e Santa Vitória do Palmar (confira quadro). 



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PRF prende homem que transitava em uma biz com placa falsa em Arroio Grande Anterior

PRF prende homem que transitava em uma biz com placa falsa em Arroio Grande

Dupla é presa em Rio Grande por tráfico de drogas Próximo

Dupla é presa em Rio Grande por tráfico de drogas

Deixe seu comentário