Preparação

Sete anos depois, 60 aprovados no concurso da GM em Pelotas devem ser chamados

Uma portaria do governo do Estado vai permitir a contratação de instrutores para o Curso de Formação

Foto: Michel Corvello - Ascom - Aprovados no concurso de 2017 vão treinar na Acadepol

No aniversário de 34 anos da Guarda Municipal, o presente foi para os aprovados no concurso de 2017 e que até hoje não foram chamados. Com o prazo de um ano para vencer o certame, e assim o processo não for para a Justiça, uma portaria do governo do Estado, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul (DOE), que permite a contratação de instrutores para o Curso de Formação Com Habilitação ao Porte de Arma de Fogo, vai viabilizar quem está na expectativa de fazer parte da unidade de segurança do Município.

Mas para quem espera há sete anos, ainda há cautela. “Foi uma angústia estar aprovado e dentro das vagas mas ter que aguardar sete anos para ser chamado. Com certeza não foi nada bom”, disse uma concursada que prefere não se identificar. Ela diz entender situações como o período da pandemia que atingiu muitas pessoas e suas profissões, mas que isso fez com que seguissem suas vidas, como uma formação acadêmica e até mesmo a realização de outros concursos. “Atualmente estou trabalhando, mas pretendo assumir minha vaga no concurso e, se der, pretendo conciliar as duas atividades”, garantiu. Para a concursada, apesar de toda demora, acredita que todos estão felizes. “Finalmente vai sair o curso de formação. O que realmente esperamos é que não seja mais uma promessa da Prefeitura como foi das outras vezes”, finalizou. Pelo anúncio, os novos agentes realizarão o treinamento com a Academia da Polícia Civil (Acadepol).

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) disse que o presente veio da capital, que viabilizou a contratação de profissionais para treinar 60 classificados. “Depois de muitas etapas burocráticas, devemos publicar o edital de chamamento nos próximos dias”, afirmou. O próximo passo envolve o repasse de recurso do Estado para efetivar a contratação dos instrutores que ministrarão o curso. Após, Administração e Recursos Humanos deve construir o edital de chamamento dos 60 candidatos aprovados no concurso.

A partir dessa publicação, o Município terá 30 dias para chamar os candidatos e marcar a data do curso, que deverá começar 90 dias após publicado o edital. Há pouco mais de um ano, o Termo de Cooperação entre a Prefeitura e Polícia Civil foi firmado para realização do curso de qualificação da GM.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Portaria permite contratação de instrutores para curso da Guarda Municipal Anterior

Portaria permite contratação de instrutores para curso da Guarda Municipal

Autora de homicídio em Pelotas vai responder em liberdade Próximo

Autora de homicídio em Pelotas vai responder em liberdade

Deixe seu comentário