Indicadores

Abril registra redução histórica de feminicídios e latrocínios no RS

Estado teve o menor número de assassinatos de mulheres desde 2012, quando o crime passou a ser computado

Foto: Divulgação - Polícia Civil - Um dos maiores desafios encontrados pela segurança do Estado são os casos de violência doméstica


O mês de abril registrou quedas históricas dos indicadores de feminicídios, latrocínios, roubos de veículos e abigeatos no Estado, conforme balanço divulgado nesta terça-feira (9) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Os indicadores de feminicídio registraram o menor número da série histórica para o mês de abril no Estado, igualando a marca de 2012, quando o crime passou a ser computado. No último mês foram cinco casos, contra dez em igual período de 2022, totalizando uma queda de 50%. No acumulado de janeiro a abril, a redução foi de 23,7%. No primeiro quadrimestre, foram 29 ocorrências contra 38 no mesmo período do ano passado. Em Pelotas, foram registrados de janeiro a abril deste ano, dois feminicídios. Ano passado, foi um feminicídio.

Combater a violência doméstica é um dos maiores desafios da segurança pública e por isso os casos precisam chegar ao conhecimento das polícias gaúchas. Além do telefone 190 para emergências e dos canais de denúncia 181 da SSP e 197 da Polícia Civil, o Estado também dispõe da Delegacia Online da Mulher, para atendimento exclusivo às vítimas de violência. Há ainda as Salas das Margaridas, em 73 municípios do Estado. Reforçando que os resultados obtidos reforçam a importância das denúncias recebidas.

Latrocínios
Em abril, os indicadores de latrocínio também diminuíram 50% no Estado. No mês passado, foram registradas quatro ocorrências contra oito em abril de 2022. Já no quadrimestre, o índice chegou a menor taxa desde o começo da série histórica, em 2002. Para o chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré, o empenho da corporação reflete na elucidação célere de crimes contra a vida. "A elucidação ágil e eficaz dos crimes, impacta diretamente na prisão dos envolvidos em um espaço curto de tempo", pontua. Em Pelotas não houve latrocínio nestes quatros meses de 2023 e ano passado foi registrado um caso.

Homicídio
O mês de abril, no RS, abril fechou com 14 vítimas de homicídios a mais, em comparação ao mesmo período do ano passado, representando uma alta de 11,4%. Rio Grande contabilizou três homicídios no quarto mês do ano e 23 mortes violentas no quadrimestre. Pelotas teve 12 homicídios e duas mortes por confronto no quadrimestre.
Em abril, ingressaram quase mil servidores para a área de segurança pública e foi realizada uma série de ações contra o crime organizado e contra homicídios, que reuniu mais de 6,2 mil policiais civis e militares, resultando em mais de 300 prisões no Estado, em menos de 24h.

Roubo de veículos
No último mês de abril, o Rio Grande do Sul computou 322 roubos de veículos, registrando a maior queda desde o início da série histórica iniciada em 2002. Já em relação a abril de 2022, quando ocorreram 334 casos, a queda foi de 3,6%. Este foi o mês de abril com menor roubo de veículos dos últimos 22 anos. Pelotas registrou 24 roubos de veículos nos quatro primeiros meses do ano.

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, acredita que o aumento no efetivo, a Brigada Militar, a capacitação e qualificação dos PMs, tem fortalecido o atendimento na ponta e com o policiamento ostensivo se reduziu o roubo de veículos.

Abigeatos
No último mês de abril, também houve o menor registro de crimes de abigeato no RS desde o início da série histórica, em 2010. No meio rural, foram computados 246 casos no mês passado, contra 391 em igual período de 2022, resultando em uma queda de 37%. Já no quadrimestre, foi observada uma retração de 21%, em comparação com o ano passado. Mais de 75% da área total do RS conta com atividade agropecuária. Pelotas teve registro de 14 crimes de abigeato, sendo cinco em janeiro, dois em fevereiro, quatro em março e três em abril.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Corpo de adolescente é encontrado em valeta na Vila da Quinta Anterior

Corpo de adolescente é encontrado em valeta na Vila da Quinta

Polícia Federal deflagra operação em combate ao tráfico internacional de drogas Próximo

Polícia Federal deflagra operação em combate ao tráfico internacional de drogas

Deixe seu comentário