Operação Desmanche

Ação de combate a receptação e desmanche é deflagrada em Rio Grande

Vários locais estão sendo fiscalizados. Alguns alvos são decorrentes de denúncias

Divulgação - O local foi fiscalizado em razão de denúncias de receptação e desmanche

*Atualizada às 16h10min

Por Anete Poll

Com o objetivo de combater a recepção e o desmanche de veículos furtados e roubados, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) deflagrou a Operação Desmanche, em Rio Grande. A ação iniciou às 8h30min e teve como ponto de partida o Comando Rodoviário - GRV. Foram apreendidas cerca de 35 toneladas de sucatas automotivas, além de centenas de peças veículares, em registro. Foi realizado um termo circunstanciado por crime ambiental, além de 22 veículos apreendidos.

Segundo informações do coordenador da ação, major Jefferson Eroni de Oliveira Gonçalves, após denúncias, foi vistoriado um local e todos os veículos e sucatas foram apreendidos. Esta é a segunda operação realizada dentro do escopo da Operação RS Verão Total, com reforço nas ações nos municípios do Litoral Norte, Sul e Costa Doce. “Nesses seis anos, já foram visitados 60 municípios, realizadas 81 prisões, 156 desmanches foram interditados e mais de 8,1 mil toneladas de sucata apreendidas, sem procedência confirmada”, ressaltou.

As peças apreendidas vão para a Gerdau, que, a partir de uma parceria, as transforma em material de trabalho e dá um novo destino para os objetos por meio de reciclagem. A força-tarefa tem apoio da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias (IGP), Detran e Corpo de Bombeiros Militar. Esta é a segunda operação realizada dentro do escopo da Operação RS Verão Total, com reforço nas ações nos municípios do Litoral Norte, Sul e Costa Doce.

Criada em 2016, a Força-Tarefa Desmanches é uma política pública de combate à receptação e ao desmonte de veículos furtados/roubados que tem impactado positivamente na queda dos índices de criminalidade do Estado. Em janeiro de 2022, o Rio Grande do Sul teve o menor número de roubo de veículos já registrado desde 2002, início da série histórica, correspondendo a uma queda de 77,8% na comparação com 2017 e 29% somente no último ano.

Em matéria anterior, o diretor do Detran, Fábio Santos, já havia enfatizado a importância da Operação Desmanche e de ações conjuntas para o combate ao comércio ilegal de peças. “Este é um trabalho conjunto de inteligência que une setores da segurança pública em um trabalho efetivo, coibindo a venda de peças sem origem e fechando estabelecimentos irregulares, além de reduzir roubos, furtos e receptações”, destaca.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Servidor é flagrado furtando equipamentos do HU da Furg Anterior

Servidor é flagrado furtando equipamentos do HU da Furg

Estado lidera o ranking de identificação de desaparecidos Próximo

Estado lidera o ranking de identificação de desaparecidos

Deixe seu comentário