Destaque

Draco Pelotas encerra 2023 com grandes apreensões de drogas

Foram 71.399 quilos de drogas, entre crack, maconha e cocaína, além de 2.106 comprimidos de ecstasy

Foto: Divulgação - DP - A droga e as recolhidas na sexta-feira estavam em uma propriedade na área rural de Pelotas

Mais de cinco quilos de crack, mais de meio quilo de cocaína, um fuzil 556 e munição de 9 mm. Este foi o resultado de uma operação de policiais da Delegacia de Repressão às Ações Organizadas (Draco), nesta sexta-feira (12) no bairro Três Vendas, em Pelotas. Esta foi a primeira operação deste ano da especializada, que no ano passado realizou ações com resultados bem expressivos.

Um dos exemplos de grande apreensão do ano passado foram 42 quilos de crack, um quilo de cocaína e um total de 16 pistolas calibre 9mm. Essa apreensão aconteceu em agosto e na época o titular da Draco Pelotas, delegado Rafael Lopes, ressaltou que a apreensão representa um marco na região Sul, sendo uma das maiores já realizadas até aquele momento. Ele apontou ainda que o impacto financeiro sobre as organizações criminosas com as apreensões foi de aproximadamente R$ 4,2 milhões. A droga, as armas e munições estavam sendo guardadas na região da colônia. Um homem de 46 anos foi preso, acusado de guardar as drogas e armamento, foi preso.

Prisões

Ainda em agosto, outra ação de relevância resultou na prisão de cinco pessoas. Três delas no bairro Fragata. O trio foi acusado de dois roubos a estabelecimentos comerciais, uma farmácia no bairro Fragata e uma loja de celulares na Zona Norte da cidade. As outras duas prisões aconteceram no bairro Areal, com o apoio do Canil da Força Tática da Brigada Militar.

Ambos estavam sendo monitorados por tornozeleiras eletrônicas e um deles estava com o equipamento envolto em papel alumínio, na tentativa de impedir que o sinal fosse captado.

Em julho, o destaque foi para a apreensão de 860 comprimidos de ecstasy, 58 comprimidos de ketamina, 96 gramas de MDMA, uma quantidade de maconha prensada, anabolizantes, dinheiro e uma balança de precisão. O prejuízo para os criminosos foi de aproximadamente R$ 120 mil e mais um veículo, também recolhido pela polícia. Um homem de 29 anos foi preso.

Fábrica de munição

Em junho foi localizada uma fábrica de produção e venda de munições de forma clandestina. Os policiais encontraram insumos para a recarga de munições, como pólvora e chumbo. O proprietário da fábrica, um homem de 59 anos, foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo. Também foram apreendidas três armas, um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 12, um rifle 22 e mais uma espingarda de pressão.

Em fevereiro, os policiais da especializada identificaram os autores de pelo menos cinco roubos a transporte coletivo cometidos no período entre 15 e 24 de dezembro de 2022. Dois irmãos, de 18 e 23 anos, são os acusados. Um deles já havia sido preso no dia 27 de janeiro e o outro, foi preso em fevereiro. Ambos foram reconhecidos pelas vítimas.

Em janeiro, o destaque fica para a apreensão de um adolescente de 15 anos, no bairro Sítio Floresta. Na mesma ação prenderam o companheiro de crime do menor, um homem de 23 anos, no bairro Guabiroba. Ambos foram reconhecidos como autores de roubo a estabelecimento comercial. Os dois detidos já possuem diversos registros policiais por crimes variados. O adolescente já foi apreendido pela equipe mais de dez vezes, a última, 15 dias antes desta.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

RS apresenta queda nos homicídios, latrocínios e feminicídios Anterior

RS apresenta queda nos homicídios, latrocínios e feminicídios

Brigada Militar prende homens por porte ilegal de arma, tráfico de drogas e associação para o tráfico em Pelotas Próximo

Brigada Militar prende homens por porte ilegal de arma, tráfico de drogas e associação para o tráfico em Pelotas

Deixe seu comentário