Atos criminosos

Escolas municipais são alvos constantes de furtos de fiação elétrica

A EMEF Dr. Brum de Azeredo foi furtada quatro vezes, praticamente em sequência

Foto: Carlos Queiroz - DP - Diretor Mauro Moura acredita que criminosos entrem pelos fundos da escola

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dr. Brum Azeredo, no Fragata, a exemplo de outras, vem sendo alvo de constantes furtos. De fevereiro, início do ano letivo, até agora, foram quatro registros deste delito. Em todos eles a fiação elétrica, cabos e componentes de cobre foram furtados. Na última vez, no dia 10 deste mês, três aparelhos de ar-condicionado foram danificados para retirada do cobre.

Conforme o diretor Manuel Moura, as últimas três ocorrências foram em um intervalo de menos de 15 dias, do final de maio até agora. Ele acredita que em torno de 1,5 mil metros de fios foram furtados no total. Na primeira vez, em fevereiro, toda a rede elétrica foi levada.

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) refez toda a fiação. Até maio, segundo o diretor, foi tudo tranquilo. Porém, no fim do mês começaram os furtos consecutivos, onde a rede elétrica, a rede lógica, toda a rede de alarme e ainda os aparelhos de ar-condicionado foram danificados pelos criminosos.

Moura acredita que os vidros quebrados no último furto serviram para que os criminosos pudessem verificar se havia alguém nas dependências da escola, que é gradeada, mas mesmo assim os ladrões conseguem acessar. A desconfiança da direção é de que os ladrões possam ter entrado, a princípio, por dois locais: por um muro ao lado de um terreno baldio e pelo telamento de arame que dá para uma rua sem saída. Os dois locais ficam nos fundos do colégio, mais distante dos olhares de vizinhos.

Moura conta que, na ocasião do segundo furto, estranhou ao chegar no colégio e tocar a sirene para a entrada dos alunos, mas ela não funcionou. “Ao verificar, vi que tinham furtado a fiação da sirene e do alarme. Chamei um prestador de serviço e instalaram novamente.” Porém, no dia seguinte, foi levada também toda a fiação da rede elétrica.

“Foi quando furtaram os fios da sirene de novo. Instalaram a rede elétrica de novo e o pessoal da manutenção disse que não deu para ligar a fiação da sirene e que viriam na sexta-feira. Como não concluíram o serviço, ficaram de vir na segunda-feira. E quando vieram, constataram que haviam furtado os fios da rede elétrica novamente. Terminaram de instalar na sexta e na segunda já haviam furtado novamente”, lamenta o diretor, incrédulo com a situação.

Foram furtados ainda refletores do ginásio de esportes e lâmpadas fluorescentes do pátio interno. Para evitar novas ações por parte dos criminosos, a nova instalação está sendo feita pela parte interna do prédio.

O que diz a SMED
A diretora executiva da Smed, Clotilde Victoria, confirmou que na escola Dr. Brum de Azeredo foram identificadas quatro ocorrências no ano de 2023, todas com reinstalação da fiação elétrica. Diante deste cenário, aponta que a equipe de manutenção escolar da Secretaria está modificando o posicionamento da rede elétrica da escola, reinstalando a mesma na parte interna com a intenção de dificultar uma nova ação de furto.

Sobre os danos em equipamentos de ar-condicionado, ela diz que eles estão sob análise de manutenção específica que detectará os reparos necessários.

“Salientamos que para intensificar a iluminação da quadra da referida EMEF, serão instalados refletores proporcionando segurança e iluminação na área. Registramos que a parte elétrica está sendo reestruturada, e que o setor de manutenção escolar também fará a reposição dos vidros quebrados existentes na escola”, salientou a diretora executiva.

Além disso, o departamento de engenharia realizou um pedido de urgência referente à antecipação no cronograma da empresa responsável pela instalação de alarme, em razão das ocorrências relatadas. O trabalho iniciou no dia 13 e deve ser finalizado em breve, com monitoramento do prédio.

Guarda Municipal
A comandante da Guarda Municipal, Cíntia Aires, disse que a corporação tem ampliado as ações de policiamento no entorno das escolas e informa que o Município contratou uma empresa para refazer todos os sistemas de alarme, o que deverá contribuir na prevenção.

Registro de furtos em escolas municipais
03/01/2023 EMEF Garibaldi
22/01/2023 Centro Dr. Danilo Rolim de Moura
01/02/2023 EMEF Dr. Brum de Azeredo
04/02/2023 Colégio Municipal Pelotense
05/02/2023 Departamento de Alimentação Escolar SMED
20/02/2023 Centro Dr. Rolim de Moura
28/02/2023 Centro Dr. Rolim de Moura
27/03/2023 EMEI Dyrio Gorgot
21/04/2023 Departamento de Alimentação escolar SMED
21/05/2023 EMEF Santa Irene
31/05/2023 EMEF Dr. Brum de Azeredo
05/06/2023 EMEF Dr. Brum de Azeredo
06/06/2023 Colégio Municipal Pelotense
10/06/2023 EMEF Dr. Brum de Azeredo

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Roubos a residência registram queda de 25% em Pelotas Anterior

Roubos a residência registram queda de 25% em Pelotas

Draco prende autora de sequestro relâmpago em Pelotas Próximo

Draco prende autora de sequestro relâmpago em Pelotas

Deixe seu comentário