Evento

Pelotas será sede de evento internacional que vai discutir a segurança pública

Marcado para os dias 13, 14 e 15 de março, o evento discutirá, principalmente, prevenção à violência, integração institucional e gestão da informação

Foto: Maurício Tonetto - Secom - DP - Paula e Leite detalharam como será o Connex 2024

Pelotas será sede, nos dias 13, 14 e 15 de março, da primeira edição do Connex - Conexão de Experiências em Segurança Pública e Prevenção às Violências, que foi lançado ontem no Palácio Piratini. O evento é gratuito e durante três dias, o município apresentará, simultaneamente, conferências internacionais, debates, encontros oficiais e mostras de boas práticas.

Dividido em três eixos, o evento discutirá, principalmente, prevenção à violência, integração institucional e gestão da informação. Tecnologia; educação em direitos humanos; moradias dignas como prevenção; administração penal; cidade para crianças; gestão para resultados; e violências de gênero, escolar e racial serão alguns dos temas abordados por agentes públicos, especialistas e organizações sociais.

A programação será desenvolvida em prédios do Centro Histórico. Dentre eles, o Theatro Guarany, o Museu do Doce, a sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Mercado Público e o Centro de Integração do Mercosul.

Dentre as presenças confirmadas, estão: o ex-vice-presidente da Colômbia Oscar Naranjo; ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida; consultora do Banco Mundial Flávia Carbonari; presidente do Instituto Cidade Segura, Tâmara Biolo e a diretora-executiva do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo.

Reflexões sobre o futuro das cidades
Durante o Connex, será realizada a quarta edição do Reflexões sobre o futuro das cidades. O evento é resultado de uma demanda de prefeitas e prefeitos por mais oportunidades para discutir, com profundidade técnica, assuntos que estão na pauta prioritária dos municípios. As três primeiras edições ocorreram em João Pessoa (PB), Niterói (RJ) e Campinas (SP), respectivamente em junho, julho e agosto de 2023.

 4O presidente da FNP Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, e prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira, adiantou que o Connex e o Reflexões sobre o futuro das cidades têm como função primordial trabalhar por políticas e propostas que atendam às demandas para além do superficial. "Segurança pública é um tema que deve ser tratado de forma intersetorial. Debater o assunto para além da polícia e da Justiça é uma forma de construir um país que previne violências", afirmou. "

Pacto Pelotas pela Paz
A partir de um cenário de aumento da insegurança e da violência, a prefeitura de Pelotas lançou, em 2017, o Pacto Pelotas pela Paz. Em seis anos, todos os índices criminais diminuíram em torno de 70%, em média. Ao fim de 2023, Pelotas atingiu queda de 81% em crimes violentos, tornando-se uma das cidades mais seguras do Rio Grande do Sul e do país, de acordo com o ranking "Cidades mais seguras do Brasil".

Para a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, realizar o evento na cidade promoverá as conquistas do Pacto Pelotas pela Paz e inspirará outros municípios a enfrentarem a criminalidade e a violência.

RS Seguro - Redução da criminalidade
O governador Eduardo Leite ressaltou que a participação do Estado, como promotor do evento, busca compartilhar a experiência do programa RS Seguro, reconhecido internacionalmente. Após quatro anos de implantação, houve queda significativa da criminalidade no Estado. O principal indicador, relativo às mortes violentas, teve uma expressiva redução. De 2019 a 2022, o total de CVLIs foi 32% menor do que o registrado entre 2015 e 2018. No período anterior ao programa, foram contabilizadas 12.445 mortes e, nos quatro primeiros anos do RS Seguro, 8.480. Em 2023, a redução foi de 6,3% em relação a 2022, e de 41,7% na comparação com 2017, pico da série histórica iniciada em 2010.

INSCRIÇÕES ABERTAS
A lista com conferencistas e a programação completa serão divulgadas no decorrer das próximas semanas, mas as inscrições já podem ser feitas no site oficial do evento, que é patrocinado pelos bancos Banrisul e Itaú.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mulher encontrada no canal São Gonçalo continua sem identificação Anterior

Mulher encontrada no canal São Gonçalo continua sem identificação

MP de Rio Grande denuncia criminosos que atiraram contra policiais Próximo

MP de Rio Grande denuncia criminosos que atiraram contra policiais

Deixe seu comentário