Resultado

Temporal de granizo deixa poucos impactos na região

Apesar da forte chuva na madrugada desta quarta, apenas Pelotas e São José do Norte apresentaram registro de residências danificadas

Foto: Divulgação - Defesa Civil - São José do Norte foi um dos poucos municípios a registrar estragos

Apesar da chuva forte e do granizo preocupante durante a madrugada e início da manhã desta quarta (23), os danos em residências foram poucos na região, segundo relatório da Defesa Civil regional. Apenas Pelotas e São José do Norte apresentaram impactos em residências. Já a zona rural contabiliza os potenciais nas produções, mas a Emater ainda não apresentou um balanço. Foram 26,8 milímetros registrados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em Pelotas.

Segundo o boletim mais recente da Defesa Civil regional, Pelotas, São Lourenço do Sul, Amaral Ferrador, São José do Norte, Santana da Boa Vista e Pedro Osório tiveram o registro de temporal acompanhado de granizo. No entanto, nenhuma delas registrou grandes danos de acordo com o relatório. Fora da Zona Sul, mas em área de cobertura do órgão de proteção, Arambaré teve piores ocorrências, com 15 residências danificadas em uma comunidade afastada da zona urbana. Cristal e Dom Feliciano também apresentaram danos.

"Foi um granizo de pequeno tamanho, que pode até causar algum problema para a agricultura. Isso está sendo analisado pelos municípios em conjunto com os segmentos que auxiliam, sobretudo a Emater, mas não temos nenhum registro formal dos municípios nos direcionando para algo mais objetivo", aponta o coordenador regional da Defesa Civil, Marcio Facin. Em Pelotas, a Defesa Civil municipal recebeu três solicitações de apoio por danos em residências, na vila Castilho, Areal e São Gonçalo. As três famílias receberam telhas, de acordo com a prefeitura.

O presidente da Associação dos Produtores de Pêssego de Pelotas, Mauro Scheunemann, diz não ter relatos de impactos em pomares, que está em fase de frutificação.

Motivos
O meteorologista da Barra Meteorologia, Fernando Rafael, comenta que a Zona Sul foi atingida por uma intensa corrente de ar quente nos baixos níveis da atmosfera vinda do norte do País. Ela traz um ar quente e úmido, causando as temperaturas altas no inverno, favorecendo a formação de instabilidades. Com uma frente fria com característica semi-estacionária posicionada sobre o leste gaúcho desde terça-feira, favoreceu a formação dessas tempestades nos últimos dias. Com a injeção de ar quente em uma atmosfera fria, favorece a formação de granizo. "Isso não é uma coisa muito comum de acontecer, mas já aconteceu outras vezes". Nesta quarta, a frente fria avançou ao norte, trazendo redução de temperatura, que deverá se intensificar até hoje, mas tirar a condição para tempestades.

Previsão para quinta-feira (24)
Segundo o CPPMet, o tempo deve ficar parcialmente nublado e pancadas de chuvas e trovoadas, com temperatura mínima à noite. Já na região de Santa Vitória do Palmar, o tempo deve ser parcialmente nublado com períodos de céu claro. As temperaturas na região giram de 9ºC a 16ºC, com ventos fracos e moderados com rajadas.

Já Fernando Rafael diz que, com a massa de ar frio, apesar de tempo firme, há possibilidade de geada entre o final dessa semana e o início da próxima na região.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Temporal com queda de granizo atinge Zona Sul Anterior

Temporal com queda de granizo atinge Zona Sul

Zona Sul representada na maior feira de games do mundo Próximo

Zona Sul representada na maior feira de games do mundo

Deixe seu comentário