Evento

97ª Expofeira Pelotas será lançada no dia 17 de agosto

Principal evento da agropecuária regional terá novidades tecnológicas

Carlos Queiroz - DP - Parque Ildefonso Simões Lopes recebe em outubro mais uma edição da tradicional feira

O lançamento da 97ª Expofeira Pelotas está marcado para o dia 17 de agosto, às 19h, no Salão Nobre da Associação Rural de Pelotas (ARP), no Parque Ildefonso Simões Lopes. "Toda a estrutura do parque será disponibilizada para atender a programação, cada setor envolvido contribui com temas do seu interesse", afirma o presidente da entidade promotora, Augusto Rassier. Ele destaca também a participação de órgãos públicos, como o Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), produtores, universidades, setor privado e empresas públicas de pesquisa e extensão rural. "Uma indústria de informação", destaca.

No evento, serão lançados o tema "Nossa história tem voz", a trilha composta por Kiko Castro Neves (músico que fez parte dos Almôndegas, banda pelotense dos anos 1970 reconhecida pela gravação original e antológica da canção Vento Negro, de José Fogaça, e tinha entre outros integrantes os irmãos Kleiton e Kledir Ramil), além do vídeo oficial da 97ª edição - com participação do músico - e ainda de podcast e videocast.

A Expofeira Pelotas ocorre de 9 a 15 de outubro com extensa programação, como a já consolidada Conferência Rural, que foi pauta de reunião nesta semana na ARP. Representantes de entidades e instituições parceiras da atividade voltada para o fomento de conhecimento, troca de experiências e implemento de novas tecnologias discutiram a agenda da Conferência, que já conta, segundo Rassier, com 60% da programação definida.

Todos os atores que compõem as 14 cadeias produtivas do agronegócio regional - que inclui desde o gado de corte e leiteiro, passa pela equinocultura e chega a setores como olivicultura, madeireiro e vitivinicultura, entre outros, se fizeram presentes, reunindo cerca de 40 pessoas.

A abertura, assim como no ano passado, ficará a cargo do Comitê da Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim-Canal São Gonçalo. Temas ligados à área jurídica que permeiam interesses do agronegócio também serão incluídos na edição deste ano, o que levou uma representação da sub-secção da OAB em Pelotas a participar da reunião desta semana. Novo encontro do grupo organizador da Conferência Rural é aguardado para o mês que vem, após o lançamento oficial da 97ª Expofeira.

Novidades
Com o slogan "Nossa história tem voz", a Expofeira este ano traz como tema central a necessidade de comunicar, de assumir a narrativa e mostrar não apenas para Pelotas e região, mas também para o Estado, para o País e em escala internacional, o papel relevante exercido pelo agronegócio regional. "O que as pessoas não sabem de nós é da nossa responsabilidade", defende a jornalista Flávia Peres, da agência BMídia, autora do lema desta edição.

Segundo ela, este ano, na Expofeira, o agronegócio assume por meio de seus agentes a responsabilidade de comunicar o que é feito no setor, por isso a proposta é que as pessoas, do ambiente urbano principalmente, não apenas leiam ou escutem a respeito, mas que vivenciem esta experiência.

Para assegurar esta vivência, a Expofeira irá recorrer à tecnologia. "Nesta edição, o evento, além das redes sociais Instagram e Facebook, ganha canal no Youtube e na plataforma de streaming Spotify, onde serão veiculados videocast e podcast". As primeiras edições devem estar disponíveis já no próximo mês, com temas importantes no âmbito do agronegócio e para além dele - como as potencialidades regionais, ressalta.

"A voz do agro vai ecoar para além da Expofeira e da Conferência Rural, a ideia é justamente essa, não limitar nossa narrativa ao Parque Ildefonso Simões Lopes", explica. No entanto, afirma, essa experiência não para em redes sociais e plataformas com as quais o internauta está mais familiarizado. "A Expofeira em 2023 projeta ampliá-la por meio de realidades ainda novas no campo da comunicação, como vivências imersivas, salas de realidade aumentada, avatares, holografias, entre outros formatos", conclui.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Qualidade da safra 2023 deve impulsionar enoturismo 
na Campanha Gaúcha Anterior

Qualidade da safra 2023 deve impulsionar enoturismo na Campanha Gaúcha

Produtores de Morro Redondo promovem Feira Colonial Próximo

Produtores de Morro Redondo promovem Feira Colonial

Deixe seu comentário