Orizicultura

Gestão no foco das atividades da 34ª Colheita Oficial do Arroz

Evento, que ocorre entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2024, deve receber cerca de 15 mil pessoas

Foto: Jô Folha - DP - Lavouras estão em reta final de manutenção para o evento

Na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, no Capão do Leão, já está tomando forma a estrutura que irá sediar a 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. Realizada pelo sexto ano consecutivo na estação, a estimativa é que cerca de 15 mil visitantes passem pelo local. O evento ocorre entre os dias 21 e 23 de fevereiro.

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (7), as autoridades responsáveis detalharam o que se pode esperar do evento, que traz o tema Gestão Potencializando Safras. “Este tema toca bastante na questão da gestão, que é certamente necessária. Não somente a gestão agronômica, mas também a gestão financeira, de pessoas, administrativa. É fundamental este tema e esse profissionalismo que temos que ter na produção de grãos”, disse o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho.

Mandatário da Federarroz, Alexandre Velho aponta a necessidade de falar de gestão e profissionalização na produção de grãos Foto: Jô Folha - DP

Um espaço de 26 hectares será ocupada pelo evento, que terá 150 expositores na área de feira e mais 50 nas vitrines tecnológicas, além da programação técnica com palestras de variados assuntos. “Este protagonismo que temos na produção nacional, com 70%, nos traz uma obrigação de trazer as informações e ferramentas necessárias para que os produtores tenham sucesso na atividade agrícola. Todos os temas estarão contemplados este ano. A programação é muito focada em todos os aspectos. Tudo que a gente necessita hoje para ter sucesso na agricultura da produção de grãos está dentro da programação”, destacou Velho, exemplificando temas como sustentabilidade e integração entre lavoura e pecuária.

Na coletiva, também estiveram representados o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), a Embrapa e a prefeitura de Capão do Leão. A 34ª Abertura Oficial da Colheita de Arroz é um evento realizado pela Federarroz, correalizado pela Embrapa e pelo Senar e patrocinado pelo Instituto Riograndense do Arroz (Irga).

Novidades

Em 2024, o evento inaugura, também, o Salão da Indústria 4.0 e a Arena Digital, dois espaços novos que prometem levar aos visitantes e produtores inovação e tecnologia. No espaço destinado à indústria, serão cinco empresas expositoras, que devem trazer lançamentos e tecnologias dos principais fornecedores mundiais do setor de pós-colheita. Já na Arena Digital, uma parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, irão ocorrer palestras voltadas para a aplicação de estratégias de inovação na produção rural.

Programação

Enquanto o início das atividades será na manhã do dia 21 de fevereiro, o ato oficial de abertura da colheita ocorrerá no final da tarde do segundo dia de evento. Pela primeira vez, a cerimônia simbólica, que ocorre na Lavoura Breno Prates, também irá realizar a colheita da soja. A participação no evento é gratuita e pode ser presencial ou online. Mais informações sobre inscrições e programação completa estão disponíveis em colheitadoarroz.com.br

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Abertura da Colheita do Arroz recebe novamente Seminário Duas Safras Anterior

Abertura da Colheita do Arroz recebe novamente Seminário Duas Safras

14ª Colheita da Uva é aberta oficialmente em Pelotas Próximo

14ª Colheita da Uva é aberta oficialmente em Pelotas

Deixe seu comentário