Iniciativa

Nasce uma horta urbana

Alunos do oitavo ano da Escola Cecília Meireles aprendem a cultivar alimentos em um pequeno espaço no pátio do educandário

Foto: Divulgação - DP - Horta foi idealizada por alunos do Ensino Fundamental

A ideia partiu de um pequeno grupo de alunos do oitavo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles, cultivar uma horta, e imediatamente ganhou a aprovação da professora Eriane Ferreira, que ficou responsável pela coordenação do trabalho, realizado no turno inverso ao das aulas. "Não está lá essas coisas, mas nos dedicamos", assegura a professora que abraçou a ideia junto com os alunos e vê no esforço da gurizada, que têm entre 12 e 14 anos, um dos melhores resultados.

O local escolhido para a implantação dos canteiros foi um pequeno espaço no pátio da escola, localizada no bairro Areal, nos fundos da loja Krause, "um cantinho" próximo à caixa de areia do pré escolar, ressalta. "Além de uma alimentação mais saudável, esses alunos demonstraram o interesse de aprender a mexer na terra e cultivar alimentos", conta. A ideia também visa o 9º ano, pois com a venda destes alimentos poderiam arrecadar dinheiro para a formatura, no próximo ano. "Até agora não vendemos nada, plantamos, colhemos e distribuímos na própria escola", conta.

Além de ser recente - a atividade começou no início do segundo semestre - o grupo é pequeno, em torno de dez alunos, e os recursos são escassos, diz. A escola aceita doações, seja de sementes ou ferramentas, toda ajuda é muito bem vinda, ressalta a professora, que mora próximo à escola e está disponível para atender quem desejar conhecer o projeto ou fazer alguma doação.

"Aos poucos queremos motivar todos os alunos, por enquanto estamos com um número bem pequeno", diz a professora, já que na escola estudam em torno de 700 alunos, da pré-escola ao 9º ano. Alguns integrantes do 9º ano chegaram a se integrar ao projeto, mas foi dificil de conciliar com outras atividades da formatura, diz. Segundo ela, o grupo recebe também o apoio dos alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), acadêmicos da UFPel cursando os primeiros semestres.

Este mesmo grupo irá levar o projeto para o 9º ano e quem sabe, conquistar mais voluntários para a horta, que irá servir a todos. Todo o trabalho de roçado, formação de canteiros e plantio das sementes foi realizado pelos próprios alunos. Neste início foram cultivadas folhosas, como alface e couve, além de temperos.

O que são hortas urbanas?

As hortas urbanas são espaços de cultivo de plantas comestíveis em áreas urbanas, onde a terra é escassa ou inacessível. Elas são criadas em diferentes formatos, desde canteiros elevados, recipientes, jardins verticais até sistemas de hidroponia ou aquaponia. Essas hortas podem ser cultivadas por indivíduos, famílias, comunidades ou até mesmo em projetos coletivos, onde as pessoas se unem para compartilhar o espaço e os alimentos produzidos. O objetivo principal é fornecer alimentos frescos, saudáveis ??e nutritivos para as pessoas que vivem nas cidades. Além disso, elas também trazem benefícios como a conexão com a natureza, a redução do estresse, a melhoria do meio ambiente urbano e o fortalecimento das comunidades locais.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com atraso no plantio, já há estimativa de perda de 10% na produtividade da soja Anterior

Com atraso no plantio, já há estimativa de perda de 10% na produtividade da soja

Safra do pêssego se encaminha para o final Próximo

Safra do pêssego se encaminha para o final

Deixe seu comentário