Vendas

Produtores de morango comercializam quase cinco toneladas da fruta

Somente durante os dois dias da festa no último final de semana foi comercializado mais de um terço deste montante

Foto: Jô Folha - Os produtores de morango já comercializaram 4.841 quilos da fruta in natura

Apesar do clima e consequente redução de produção, os produtores de morango já comercializaram 4.841 quilos da fruta in natura. Pelo menos um terço deste montante, 1.694 quilos, foi comercializado durante os dois dias da 5ª Festa Municipal do Morango, realizada no último final de semana, no parque Morada do Sol, em Pelotas.

De acordo com a diretora do Serviço de Apoio à Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do município, a engenheira agrícola, Rejane Jorge, nos dois dias foram comercializadas ainda, 1.184 cucas e 519 potes de geleia. Somados os demais resultados da feira com os da festa, além dos quase cinco mil quilos da fruta, foram comercializados 1.735 cucas e 894 potes de geleias.

Cultivado em pelo menos 200 pequenas propriedades de agricultura familiar, o morango é uma das principais frutas que chegam à mesa dos consumidores nesta época do ano. A produção apesar de uma quebra na sua quantidade, apresenta excelente qualidade nos frutos que estão sendo colhidos.

 A Emater estima uma redução de pelo menos 50% na produção, mas como a fruta é uma cultura de resposta rápida, de acordo com a melhoria das condições climáticas, a produção também deve melhorar. A demanda do público tem sido excelente observada nas feiras, com a venda total do produto em poucas horas. O último levantamento de vendas ultrapassou os três mil quilos.

Feira Municipal vai até dezembro

Em sua sétima edição, a Feira Municipal do Morango continua até o dia 31 de dezembro, com bancas no centro e em diversas áreas da cidade, com a venda direta da fruta e derivados do produtor ao consumidor.

As bancas estão distribuídas no Mercado Central e nos bairros, das 9h às 17h30min, e a receptividade do público tem sido satisfatória. Os morangos são comercializados ao preço de R$ 20,00 o quilo. Entre os pontos de vendas fixos no centro e bairros estão largo do Mercado Central, avenidas Dom Joaquim esquina rua Gonçalves Chaves, Fernando Osório, entrada da Cohab Lindoia e Rio Grande do Sul esquina com a Antônio Assumpção no Laranjal.

No Laranjal, há uma banca junto ao Trapiche do Laranjal. Também podem ser encontradas bancas junto ao estacionamento das Lojas Havan, Atacadão (Guabiroba), Carrefour, e Macro Atacado Treichel. São nove bancas com a participação de 12 produtores.

A Feira é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater, Embrapa e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

49ª Expofeira do Rio Grande inicia nesta quarta-feira (15) Anterior

49ª Expofeira do Rio Grande inicia nesta quarta-feira (15)

Embrapa Clima Temperado tem nova chefia interna Próximo

Embrapa Clima Temperado tem nova chefia interna

Deixe seu comentário