Reconhecimento

Veterinária pelotense representa o Estado no Conselho Federal

Lilian Müller assumiu como conselheira suplente do e irá trabalhar ao lado da primeira mulher a presidir o CFMV Ana Elisa Almeida

Foto: Divulgação - DP - Lilian Müller tomou posse no dia 15 deste mês

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em Brasília, passou a contar com uma representante gaúcha e, ainda melhor, pelotense. Trata-se da médica veterinária Lilian Müller, conselheira suplente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), que tomou posse no dia 15 deste mês e passa a representar o Estado no Conselho Federal. Primeira mulher gaúcha a assumir a posição, retoma também a representatividade estadual no órgão federal, após vários anos.

Integrante da gestão 2023-2026, como conselheira suplente, Lilian irá trabalhar ao lado da primeira mulher a assumir a presidência do Conselho Federal, Ana Elisa Almeida. Ela destaca este protagonismo feminino na entidade, já que sempre foi uma grande incentivadora da mulher no agronegócio. A médica veterinária atua há mais de 30 anos na bacia leiteira da região Sul do Estado. "Somos um grande time e capitaneados por uma grande mulher. Assumo esse compromisso no CFMV, em prol da classe profissional, da produção animal e da saúde única", destacou.

Graduada em 1992, no curso de Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), é mestre pela mesma instituição e possui MBA em Agronegócio, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Foi professora substituta nas disciplinas de Clínica Médica de Grandes Animais, da Faculdade de Veterinária, e de Histologia, do Departamento de Morfologia do Instituto de Biologia da UFPel. Atualmente, trabalha como prestadora de serviço em laticínios. Como conselheira suplente do CRMV-RS, na gestão 2022-2024, fez valiosas contribuições com sua experiência em cooperativas e indústrias lácteas, na captação e programas de qualidade do leite e de produção animal.

O presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira, participou do evento de posse, que teve ainda a presença do presidente da Associação dos Médicos Veterinários de Pelotas e Zona Sul (Vetesul), o professor de Zootecnia e Veterinária, Rogério Bermudes. Moreira destacou o momento histórico que vive o CFMV. "Pela primeira vez assume o comando uma mulher e com a Lilian, o Rio Grande do Sul recupera a sua relevância em nível nacional com a participação e representação de outra mulher", ressaltou. Segundo ele, essa afinidade do Regional com o CFMV será fundamental para garantir um melhor funcionamento da autarquia e prosseguir com a valorização dos profissionais, enfatizou.

A gestão também retrata a mudança no perfil da Medicina Veterinária, pois hoje, as mulheres representam 58% dos profissionais inscritos e atuantes no país. Esse crescimento também é refletido na equipe dos Conselhos, onde as mulheres participam mais ativamente do dia a dia do Sistema CFMV/CRMVS. Além da primeira mulher na presidência do CFMV outras cinco mulheres assumem como conselheiras efetivas e suplentes, totalizando seis mulheres à frente do Conselho Federal, a maior participação feminina da história da entidade.

Entre os desafios da gestão no próximo triênio, está o de manter o bom funcionamento do Conselho Federal e de fortalecer ainda mais o Sistema CFMV/ CRMVS, ampliar o diálogo com a Zootecnia, com o Congresso Nacional e com os agentes que compõem o Sistema. Outro compromisso é o de ampliar a transparência e a publicidade das atividades exercidas pelos médicos-veterinários e zootecnistas, em uma tentativa clara de comunicar a importância que a Medicina Veterinária, a Zootecnia e os Conselhos exercem à sociedade.

Ampliar o diálogo com a sociedade nos seus mais diversos segmentos é outra meta, a fim de mostrar que o CFMV e todo o Sistema são instituições fortes, feitos por profissionais dedicados ás profissões e que querem fazer valer o estabelecido na lei: defender e proteger a sociedade, assegurando que os serviços médicos-veterinários e zootecnicos ofertados no país tenham a qualidade e segurança necessárias e sejam realizados por profissionais éticos e qualificados.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Safra do pêssego se encaminha para o final Anterior

Safra do pêssego se encaminha para o final

Abertura Oficial da Colheita da Oliva 2024 tem data e local definidos Próximo

Abertura Oficial da Colheita da Oliva 2024 tem data e local definidos

Deixe seu comentário