A cicatriz no bronze

Ao ver o vídeo institucional do Supremo Tribunal Federal (STF) intitulado Democracia Inabalada, a ministra Rosa Weber, presidente da Corte, reforçou na abertura do ano judiciário de 2023 que os ataques criminosos de vândalos, inimigos da liberdade, não destruíram o espírito da democracia. "O regime democrático, permanentemente cultuado, permanece inabalável", afirmou Rosa Weber. "É inútil pois mesmo que desejassem destruir mil vezes o STF, subsistiria incólume o sentimento de reverência desta Casa pelo Estado Democrático de Direito, e mil e uma vezes reconstruiríamos seu prédio, como fizemos agora."

No discurso

A ministra pontuou que o STF criou pontos de memória com as marcas da violência. Um exemplo é o do busto de Rui Barbosa, patrono dos advogados brasileiros.

A cicatriz

Ele "voltou a repousar no hall sem a restauração do dano sofrido, cicatriz estampada no bronze como lembrança às presentes e futuras gerações…"

Os vultos

"... de que nem os vultos ilustres desta Nação, como o grande Rui, estão imunes à malta irresponsável, em evidente demonstração de que a ignorância nada reconhece".

As luzes

Repórter das pautas e reportagens cumpridas em missões quase impossíveis, Glória Maria foi levada por Iemanjá. Sua trilha por terra, mar e ar só deixou luzes e cores.

O brilho

No dia 2 de fevereiro, Dia de Festa no Mar, o anjo negro que viveu aventuras com cores e luzes, deixou os estúdios. Trilha novos caminhos. E as flores ficaram no mar.

Ministro

Vinícius de Carvalho, da Controladoria-Geral da União (CGU), disse na sexta-feira (3) que divulgará informações com sigilo imposto durante o governo Jair Bolsonaro (PL).

O prazo

As respostas serão divulgadas por meio da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527 de 2011). O prazo para o fim das análises é de 60 a 75 dias. (Poder 360).

É festa!

Aviso aos leitores e leitores: se escutarem um foguetório matinal nas imediações do Curi Palace Hotel, Aquários ou Calçadão, não se assustem: é festa.

É Samir!

A data de hoje registra mais um aniversário do Samir Curi Hallal, gordo e lindo como sempre, caminhando pelas ruas da cidade que tanto ama, conhece e exalta.

Celulares

Estou autorizado a informar que, no balcão do Aquários, valerá a tradição: "Cada um por si, Deus por todos". Abraços registrados por celulares serão bem vindos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

A Inteligência Artificial

Próximo

Aumento sem precedentes

Deixe seu comentário