
Aumento sem precedentes
Carlos Eduardo Behrensdorf
[email protected]
O Brasil contabiliza, atualmente, 546 mil médicos ativos, uma proporção de 2,56 profissionais por mil habitantes. O número, segundo registros dos Conselhos Regionais de Medicina, mais que dobrou nos últimos 20 anos. Para o Conselho Federal de Medicina (CFM), o crescimento acelerado do número de escolas médicas e de vagas na última década levou a um aumento sem precedentes no número de profissionais no País. "Mantendo-se o mesmo ritmo de crescimento da população e de escolas médicas, dentro de cinco anos, em 2028, o País contará com 3,63 médicos por mil habitantes, índice que supera a densidade médica registrada."
Compatível
O atual índice brasileiro de 2,56 médicos por mil habitantes já é compatível com o de países como Estados Unidos (2,6), Canadá (2,7), Japão (2,5) e Coreia do Sul (2,5).
Proporção
Desde 2010, a população brasileira passou de 190,7 milhões para 214 milhões, enquanto a proporção de médicos por mil habitantes foi de 1,76 para 2,56.
No gabinete
O senador Hamilton Mourão (Republicanos) nomeou para seu gabinete o ex-deputado federal Luiz Noé (PSB), partido da base aliada ao presidente Lula.
A suplente
Noé trabalhava com Liziane Bayer (Republicanos), ex-deputada federal, que também foi filiada ao PSB e eleita como primeira suplente do general no Senado.
O terremoto
A sequência de tremores que atingiu o centro da Turquia e o noroeste da Síria na madrugada da segunda-feira é a maior na região desde 1939.
O impacto
A energia liberada equivale ao impacto entre 160 e 180 bombas atômicas que atingiram Hiroshima em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. (Poder 360)
Da estiagem
O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação do governo federal, recebeu autoridades do Rio Grande do Sul, em Brasília, tratando da estiagem.
No encontro
Se comprometeu a criar agendas de discussões sobre ações que possam minimizar os impactos da seca no Sul, organizando uma coordenação de agendas governamentais.
Entre elas
A situação das comunidades indígenas que necessitam de apoio emergencial por estarem com falta de água, de alimentos, de médicos e de estrutura. (EBC/Brasília)
Josias de Souza
"Uma mentira, mesmo quando repetida um milhão de vezes, não vira verdade. O mentiroso mais perigoso é aquele que convence a si mesmo das inverdades que conta."
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário