
Água, luz e gás
Por Carlos Eduardo Behrensdorf
Jornalista
[email protected]
Como principal responsável pela inadimplência entre os brasileiros, o setor de bancos e cartões contabilizou nova queda. Com diminuição de 0,24 pontos percentuais (p.p.) em relação ao valor anotado em julho, este é o percentual mais baixo deste ano para o segmento, representando 29,29% das pendências entre os inadimplentes no mês de agosto. O mais recente levantamento do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas do Serasa revela, ainda, que as contas básicas de água, luz e gás representaram crescimento mais significativo entre os segmentos das dívidas, ou seja, um aumento de 0,53 p.p. sobre o mês anterior.
Agosto
Com a nova alta da inadimplência, o número de brasileiros que não consegue pagar suas contas voltou a subir em agosto, depois de dois meses de quedas consecutivas.
Julho
Vale registrar que são 71,74 milhões de inadimplentes no País e 320 mil novas pessoas nessa situação, em relação ao número registrado em julho.
Faixas
Desse total, 50,4% são mulheres e 49,6% são homens. As faixas etárias mais afetadas são de 41 a 60 anos de idade (35%) e de 26 a 40 anos de idade (34,5%).
Redução
Ainda representando o principal motivo para o endividamento no Brasil, os bancos e cartões de crédito contabilizaram redução de 0,32 p.p. desde janeiro de 2023.
Básicas
Em contrapartida, o setor de utilities, ou seja, contas básicas de água, luz e gás, apresentaram crescimento de 2,97 p.p. desde o início deste ano: 24,47% das dívidas.
Quinta 21
Ao sancionar as alterações no Código Penal Militar (CPM), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) manteve como crime a conduta de criticar publicamente o governo.
Aumenta
A lei valerá daqui a dois meses: aumenta penas, reduz os excludentes de ilicitude e estabelece novas agravantes pelos crimes cujos autores sejam membros das Forças Armadas.
Amanhã
Com a virada do inverno para a primavera, que começa amanhã, o Inmet prevê que as temperaturas subam até 5ºC acima da média, aumentando o desconforto e os riscos à saúde.
Forno
No Centro-Oeste, a expectativa é de temperaturas elevadas, com ar seco predominando em Goiás, no Distrito Federal e em partes de Mato Grosso. Abriram a porta do forno!
Na Mira
Vítimas de pastores golpistas recebiam "Manual do Novo Milionário". O grupo foi alvo da Operação Falso Profeta, deflagrada pela Polícia Civil do DF na quarta-feira.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário