Tristeza não esperada

Por Carlos Eduardo Behrensdorf

Jornalista
[email protected]


A cobertura do Diário Popular com entrevistas, fotos e textos sobre temporais dos últimos dias me desestabilizou. O choque de tristeza não esperada, bateu de frente com minhas lembranças de tempos felizes em Pelotas e Rio Grande. Um chavão abriu meu baú. A folha empoeirada caiu no chão. Fui buscá-la. Li a frase até então esquecida: "Eu era feliz e não sabia". Pela janela do ap em Brasília enxerguei as ruas Quinze, Bacelar, as confeitarias Brasil e Dalila, restaurantes e botequins dos mercados, portos, lojas, amigas, amigos, ruas e praças. Não há como esquecer praças e ruas, lares e bares da Noiva do Lar e da Princesa do Sul.

Governos
Quem paga imposto espera retorno. As populações sofreram grandes perdas materiais, sem reposições imediatas. Dói a tristeza dos olhares daqueles que tudo perderam.

Estradas
Não é fácil re-arrumar velhas lembranças. A sobrevivência nos leva a novas estradas para decifrar paisagens. Sobreviver é preciso. Fui pro espelho. Não custa nada.

Ginásio
Faz calor em Brasília enquanto escrevo. Não sei porque, mas me lembrei quando saia da casa na Pedro II e ia para o Pelotense. A farda? Quente no verão e fria no inverno.

Planeta
O tempo destrambelhou no mundo inteiro. O planeta não é mais um lindo balão azul que flutua. A Terra é o palco onde seus atores optaram por guerras. Ninguém se entende.

Justiça
Polícia Federal mira fraudes nas verbas da intervenção federal no Rio de Janeiro (RJ), em 2018. Gestor: era o general Braga Netto. Justiça quebra sigilo telefônico.

Análise
O Supremo Tribunal Federal analisa, a partir de hoje, a primeira leva de julgamentos dos processos envolvendo 1.341 réus como executores da tentativa de golpe.

Inúmeras
Os julgamentos poderão acarretar inúmeras condenações dos acusados pelos atos golpistas do 8 de janeiro, denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).


Reduções
Os furtos em veículos, roubo em comércio e de veículos no DF tiveram redução de, respectivamente, -20,2%, -17,3% e -15%. O roubo à residência teve queda de -14,9%.

Polícias
Levantamentos são utilizados na elaboração de estratégias pelas polícias especializadas e também na estruturação e desarticulação dos vários grupos específicos.

Desde 2010
O governo brasileiro investe menos de 1/3 do que os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) por aluno da educação básica pública desde 2010.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

7 de Setembro em alerta

Próximo

Água, luz e gás

Deixe seu comentário