
Comércio entre Rússia e Brasil
Carlos Eduardo Behrensdorf
Enquanto as economias do G7 buscam caminhos e medidas para asfixiar a economia da Rússia e cortar as possibilidades de financiamento da guerra, o comércio de diesel entre os russos e o Brasil explodiu em 2023. O G7 é a abreviação de Grupo dos Sete, uma organização de líderes de algumas das maiores economias do mundo: Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos. Apesar de o grupo ser restrito às sete nações, comumente outras são convidadas para as cúpulas. Os dados oficiais do fluxo de produtos entre os dois países não deixam dúvidas sobre o novo cenário e foram confirmados por altos funcionários da diplomacia brasileira.
Quase o dobro
Entre janeiro e julho, Moscou vendeu em diesel quase o dobro de toda a exportação brasileira para o mercado russo, superando hoje todos os demais itens da balança comercial.
Canga e toalha
A privatização de praias gregas deflagrou a "revolta da toalha". Encontrar um lugar vazio na areia para estender uma canga tornou-se praticamente impossível em algumas delas.
Irregulares
Tomadas por cadeiras irregulares alugadas por quiosques e hotéis, causam indignação de gregos e turistas. Sem falar nas espreguiçadeiras e guarda-sóis. Em quase toda a areia.
Visitantes
Itália luta contra o turismo de massa. País deve bater recorde de visitantes em 2023. Locais como Veneza e Sardenha já adotam medidas para frear multidões. (Deutsche Welle).
Premonitório
Fernando Villavicencio, presidenciável do Equador, antes de ser morto a tiros em atentado, ao deixar um comício em Quito, em discurso premonitório: "Que venham os atiradores"...
Edilene Lobo
Primeira ministra negra do TSE, é a 17ª filha de uma família de 20 irmãos. Foi empacotadora de supermercado e fez carreira como advogada e professora: "O direito prolonga meu olhar."
Distrito Federal
Usando tornozeleiras, bolsonaristas brindaram e comemoraram soltura, comemorando com uma espécie de dancinha do TikTok da "libertação" ao saírem do presídio conhecido como Colmeia.
Projeto aprovado
A Câmara dos Deputados aprovou projeto que reformula a Lei de Cotas no ensino federal, o que deveria ter ocorrido em agosto de 2022. Essa política foi instituída em 2012.
Novo mecanismo
Entre outras alterações, o projeto de lei 5384/20, da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e outros, prevê um novo mecanismo para o preenchimento das cotas. É assunto quente.
Polícia Federal
Cumpriu ontem, em SP e RJ, mandados de busca e apreensão contra suspeitos de atuarem no recrutamento de jovens e adolescentes para integrarem o Estado Islâmico.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário