
A influência ostensiva
Na política é atividade de pressão de um grupo organizado sobre políticos e poderes públicos, que visa exercer qualquer influência ao seu alcance sem buscar o controle formal do governo; atende pelos nomes de lobby, pressão, campanha, lobismo. É a atividade de influência, ostensiva ou velada, por meio da qual o grupo, por um ou vários intermediários, busca interferir diretamente nas decisões do poder público, em especial do poder legislativo, em favor de causas ou objetivos. No Brasil, o campo de pouso do lobismo é o aeroporto de Brasília. As tendas para reuniões estão em acampamentos com barracas oficiais, ou não.
Lobista
Mestre sala dos gabinetes que desfila com as negociações nas passarelas dos poderes da esfera pública, para benefício próprio, de seus aliados, ou prejudicar os adversários.
Posses
Vale a pena lembrar que solenidades de posses de ministros são ótimas para abraços e cochichos com parlamentares, fotos e um festival de empurrões e sorrisos. Abraçar sem apertar.
Estadão
Bancos e varejo brigam por regras do Cartão de Crédito rotativo. Haddad diz que solução será apresentada em até 90 dias. Congresso negocia saída para impasse.
Entrega
"Se o Supremo autorizar, entrego imagens do 8 de Janeiro à CPMI no mesmo dia. Espero que o STF autorize". Ministro da Justiça Flávio Dino em entrevista a Carta Capital.
Período
Distrito Federal emite alerta para queimadas até o fim do período de seca. Com a baixa umidade de Brasília, é comum que a capital passe por incêndios florestais.
Alemanha
Ladrões explodiram 500 caixas eletrônicos em 2022. Gangues baseadas na Holanda aproveitam-se de peculiaridades como a cultura do "dinheiro vivo" e fragmentação do setor bancário.
Maconha
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, vota para descriminalizar porte de maconha para uso pessoal. Três ministros votaram por alguma forma de descriminalização.
Principal
Preso em flagrante ontem com ouro bruto e uma arma ilegal, o principal alvo da Operação Retomada, deflagrada pela Polícia Federal, é o empresário Bruno Heller.
Itaituba
Considerado o maior devastador da floresta amazônica, foi localizado pelos investigadores na região de Novo Progresso (PA) e conduzido ao sistema prisional em Itaituba (PA).
Justiça
As investigações mostram que ele devastou o equivalente a quatro Ilhas de Fernando de Noronha (PE), o que não é pouco. Sabe-se lá até quando permanecerá à disposição da Justiça.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário