Economia em expansão


Carlos Eduardo Behrensdorf
Jornalista | [email protected]

​O desenvolvimento acelerado da exploração do petróleo faz a Guiana se tornar o país com maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no mundo. O Fundo Monetário Internacional (FMI) previu que a economia atingirá uma expansão de 37% em 2023. O boom econômico resultante criado pelo aumento da produção de petróleo viu a Guiana emergir como a economia de crescimento mais rápido do mundo, registrando um PIB de dois dígitos desde 2020, que atingiu 62% em 2022. A produção de petróleo da Guiana cresceu de menos de cem mil barris por dia no início de 2020, para quase 400 mil barris por dia até o final de março deste ano.

Juntos
A Exxon Mobil (EUA) junto com os parceiros do consórcio, Hess Corporation (EUA) e a CNOOC (China), estão no centro da crescente prospecção do petróleo na Guiana.

Recuou
Em recessão, a economia alemã registra queda maior do que as estimativas iniciais nos primeiros meses do ano. O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha recuou 0,3%.

Os dados
Divulgados ontem pela Destatis, a agência de estatísticas do país, comparando o primeiro trimestre de 2023 ante o quarto trimestre do ano passado.

Favorece
Congresso impõe derrotas a Marina. Aval de Lula favorece Centrão. Reorganização da Esplanada tira poder de Ambiente sem empenho do governo para defender ministra.

Trilhão
Você sabia que o Brasil já arrecadou mais de um trilhão de reais em impostos só entre o primeiro dia de janeiro deste ano e o início de maio? (Varejo SA Podcast).

Bilhões
Com esse dinheiro seria possível comprar, aproximadamente, 2,5 trilhões de cestas básicas. Aplicado na poupança, este valor renderia, de juros, R$ 6,2 bilhões por mês.

Estudo
O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostra que o brasileiro compromete quase 41% do seu rendimento médio apenas com o pagamento de tributos.

Federal
O deputado federal André Janones (Avante-MG), um dos maiores mobilizadores de Lula (PT) nas redes sociais durante as eleições de 2022, criticou a gestão do petista.

Centrão
O parlamentar disse ter a seguinte impressão: "O governo tem vivido em um mundo de fantasia, aparenta ter vitórias, mas quem está no comando é o Centrão".

DF 82%
Famílias têm dificuldade para pagar contas em dia. Dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC): 94% das pessoas têm dívidas por conta do cartão de crédito.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Aquisições de software

Próximo

Renda, riqueza e consumo

Deixe seu comentário