Aquisições de software


Carlos Eduardo Behrensdorf
Jornalista | [email protected]

​O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou auditoria de conformidade com aspectos operacionais em 24 organizações federais. O objetivo foi o de avaliar riscos inerentes à execução contratual de aquisições de software. "As organizações públicas e privadas são bastante dependentes de sistemas informatizados e softwares dos mais diversos tipos, seja na automação dos seus processos internos, seja na prestação de serviços digitais, cuja natureza intangível requer controles específicos, a fim de assegurar que sejam devidamente recebidos e utilizados conforme a sua real necessidade", explicou o ministro-relator Augusto Nardes.

Distintos
De acordo com a auditoria do TCU, uma mesma licença de software pode ser comercializada e distribuída de diferentes formas, com preços e funcionalidades distintos.

Contratos
Foram selecionados 41 contratos celebrados entre 2019 e 2022 no montante de R$ 1,89 bilhão. O cenário aumenta o risco de recebimento de produtos divergentes do planejado.

Memórias
Outra fragilidade apontada pela fiscalização do Tribunal: "Na estimativa do quantitativo de licenças de softwares, com memórias de cálculo sem elementos objetivos".

Racismo
O assunto no mundo do esporte não poderia ser outro na segunda-feira (22), a não ser o racismo sofrido por Vinícius Jr. na partida do Real Madrid contra o Valencia.

O vilão
As capas de jornais esportivos da Espanha escolheram Vinícius Jr. como o vilão da história e culpá-lo pelo ocorrido. Outros jornais optaram por ignorar ou dar pouco destaque.

Escolha
O Marca, mais importante jornal esportivo da Espanha e que cobre, especialmente, os clubes de Madrid, escolheu destacar a conquista do time de basquete do Real Madrid.

Racistas
O Super Deporte, também da Espanha, chama Vinícius de "provocador", como se o brasileiro tivesse, de alguma forma, provocado os torcedores racistas.

Flagrou
A TV espanhola Movistar+ flagrou o momento em que um torcedor do Valencia imitou um macaco, em gesto racista direcionado a Vinícius Jr. Foi identificado, mas...

L'Equipe
A imprensa europeia ignorou o nono episódio racista sofrido por Vinícius Jr. A France Football, responsável pelo prêmio Bola de Ouro, destaca Victor Osimehn, do Napoli.

Na Itália
Onde episódios de racismo ocorrem com certa frequência, zero menção ao ocorrido com Vinícius na Gazetta dello Sport, principal jornal esportivo do país.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Um acordo UE-Mercosul

Próximo

Economia em expansão

Deixe seu comentário