
EUA, URSS e Israel
Em 14 de maio de 1948, seis horas antes do término oficial do mandato britânico, David Ben Gurion, que seria o primeiro governante israelense, leu a declaração de Independência de Israel. Os Estados Unidos e a União Soviética, as potências do pós-guerra, reconheceram rapidamente o novo Estado. O brasileiro Osvaldo Aranha, conhecido na política internacional por sua atuação como presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1947, aprovou a Resolução 181, também conhecida como Plano de Partilha da Palestina, que estabeleceu a criação do Estado de Israel em 1948. Desnecessário dizer que em 2023 que a paisagem mudou.
Orador
Na primeira sessão especial da Assembleia Geral da ONU, em 1947, Oswaldo Aranha inaugurou a tradição mantida até hoje de ser um brasileiro o primeiro orador do foro internacional.
Faixa
O território da Faixa de Gaza tem 41 quilômetros de comprimento e apenas de seis a doze quilômetros de largura, com uma área total de 365 quilômetros quadrados.
População
É de cerca de 2,4 milhões de pessoas. A maior parte da população nasceu na Faixa de Gaza, uma grande porcentagem se identifica como refugiados palestinos.
Batalhão Suez
O Exército Brasileiro enviou 20 contingentes ao Oriente Médio como parte das Forças de Paz da ONU, no conflito existente entre o Estado de Israel, o Egito, e vizinhos árabes.
Ary Parreiras
Após treinamento no 2º Regimento de Infantaria no Rio de Janeiro, embarquei no Ary Parreiras para Gaza como voluntário. Port Said nos esperava. Era dia 25 de agosto de 1962.
Comboio
Levamos no comboio de trens, em sacos de viagem, nossas traquitanas de sobrevivência para a Faixa de Gaza. Desembarcamos. Era o Dia do Soldado. Marchamos na areia.
Fronteira
Depois, levaram cada pelotão para sua unidade. Fui para o 3º Pelotão da 7ª Companhia de Fronteira, comandado pelo 1º tenente Carlos Lamarca. Comandava estilo "olho no olho".
Patrulhas
Fazíamos patrulha na areia da fronteira com Israel, na base de seis quilômetros para lá, seis quilômetros para cá. Tudo pesava: fuzil, cantil, coturno, capacete, cinto...
Mudanças
No final do ano houve mudanças para três soldados: Elam, carioca, Rojas e eu gaúchos, fomos enviados para servir na cidade de Gaza na Polícia Militar, com "45" cintura.
Desaforo
Escutávamos muitos xingamentos em árabe quando fazíamos patrulha em jipes. Era parte do contrato. O bar na sede da Military Police (MP), Perroquet, vendia antídotos legais.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário