
Um acordo UE-Mercosul
Carlos Eduardo Behrensdorf
Jornalista | [email protected]
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) lançou ontem o minidocumentário "Vozes do Sul: por um Acordo UE-Mercosul mais inclusivo" (Voicesfromthe South: for a more inclusive EU-Mercosur Agreement). O filme, realizado no âmbito do projeto Amazoniar do Ipam em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA) e A Floresta (Fern), registra o encontro de povos e comunidades tradicionais do bloco sul-americano com autoridades da União Europeia para discutir o Acordo de Livre Comércio entre os dois blocos de países. Comunidades indígenas e tradicionais do Brasil, Argentina e Paraguai integraram a delegação sul-americana.
Inclusivo
O documentário "Vozes do Sul: por um Acordo UE-Mercosul mais inclusivo" encontra-se disponível no canal do Ipam no YouTube com legendas em espanhol, português e inglês.
Presença
Segundo a Defensora da Floresta e do Comércio na Fern de Bruxelas, PerrineFournier, a presença do grupo foi fundamental "para as discussões em torno do acordo".
Ressalta
O pesquisador sênior do Ipam, Paulo Moutinho, ressalta o ineditismo da iniciativa do encontro EU-Mercosul: "Podemos estar iniciando aqui a quebra de um paradigma".
Japão
Lula desembarcou ontem por volta de 12h45min (horário de Brasília) em Hiroshima. Ele participará da cúpula estendida do G7, convidado pelo primeiro-ministro Fumio Kishida,
Dupla
A oposição quer ouvir João Pedro Stédile e José Rainha Junior na CPI do MST. Os requerimentos de convocação foram apresentados pelo deputado Rodolfo Nogueira (PL).
Viagem
Stédile é uma das principais lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra na atualidade. Ele acompanhou Lula na viagem que o presidente fez à China em abril.
Insone
"Eu não estaria dormindo bem no lugar do Moro". Do ministro aposentado do STF, Marco Aurélio Mello, em crítica ao TSE que mandou cassar o ex-deputado Deltan Dallagnol.
Saudoso
O ex-capa preta do Supremo vê "justiçamento" na decisão que mandou cassar e afirma que, se estivesse na Corte Eleitoral, "seria o voto divergente". Ocorre que não está...
Afirmou
A Petrobras afirmou que recorrerá do indeferimento do Ibama ao licenciamento ambiental de um poço de petróleo na Foz do rio Amazonas. O que aconteceu?
A direção
"A Petrobras entende que atendeu rigorosamente todos os requisitos do processo de licenciamento do Bloco FZA-M-59 em Amapá Águas Profundas". A direção falou e disse.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário