Música

César Lascano lança segundo álbum autoral da carreira

Com dez composições, Visceral está nas plataformas digitais a partir desta segunda-feira; o show de lançamento ocorrerá na quarta-feira

Foto: Divulgação - DP - Repertório vai do rock ao blues passando pela MPB

Visceral é o título do novo álbum de César Lascano, obra que está disponível nas plataformas digitais a partir desta segunda-feira (18). O lançamento oficial está marcado para esta quarta-feira (20) às 20h, com uma apresentação do músico na 4 Galeria. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.

Este é o segundo trabalho autoral solo de Lascano, o primeiro foi Ruas cruas (2014). O novo disco começou a ser concebido de forma independente, em 2016, mas logo a produção foi suspensa por diferentes motivos. No final de 2019 o projeto foi retomado com a produção musical de Júnior Vieira. “Aí aconteceu uma tal de pandemia no nosso caminho e mais uma vez o projeto ficou parado”, conta o músico.

A retomada ocorreu em setembro de 2021, e por causa dessas idas e vindas às gravações ocorreram em diferentes lugares. “A gente gravou no Rincão das Almas, que é um espaço da zona rural de São Lourenço do Sul, levamos toda uma estrutura pra lá. Depois a gente gravou no estúdio da Pedra Redonda em Porto Alegre, que é bem renomado. A parte de teclas e piano foi gravada no Estúdio do Ar”, relembra.

A última etapa ocorreu no Quarto Laranja, em Pelotas, que fica no mesmo local onde funcionou o A Vapor Estúdio, onde Lascano gravou Ruas cruas, o que tornou o novo álbum ainda mais especial para o músico. “Aquele prédio ali tem uma importância histórica muito grande na minha vida”, diz.

Apesar dos entraves que atrasaram a produção do disco, Visceral tem uma ficha técnica que alegra e orgulha o músico. “São nomes de muito peso na cena musical do Rio Grande do Sul, alguns do Brasil, é o caso do naipe de sopros (com Júlio Rizzo e Jorginho do Trompete), além deles a gente pode contar com o Luciano Leães, que gravou todas as teclas do disco, ele é um dos maiores pianistas do país e da América Latina. O disco está muito bom no sentido ficha técnica e tem a produção do Júnior Vieira, um cara que está em constante ascensão na produção musical.”

Para o músico, o lançamento do novo álbum é o acontecimento mais importante de sua carreira musical, desde Ruas cruas. “É a coisa que eu mais dediquei energia, nos últimos tempos, para que ocorresse e tudo que eu tento construir na cidade, na cena musical, nada é mais importante que este projeto”, fala.

De rock e blues

O álbum traz dez composições do próprio Lascano, que transitam por diferentes estilos, como blues e rock. “Eu não sei dizer se é um disco de rock com pitadas de MPB e blues ou se é um disco de MPB com pitadas de rock e blues”, brinca
As letras trazem temas mais ácidos, políticos, e fazem reflexões existenciais, mas claro não falta uma balada. “Afinal de contas falar da vida é isso. Mas tudo com a intensidade que o próprio nome sugere: Visceral.”

Para estas composições, Lascano levou as influências musicais de uma vida, como aconteceu também em Ruas cruas. “Eu trago influências para compor que são de nomes como Nei Lisboa, Vitor Ramil, Humberto Gessinger e Zé Ramalho, entre outros.”

Visceral, que dá título ao álbum, é a composição mais experimental do disco, adianta o autor. Das dez canções, somente Coiso, que faz uma crítica ao ex-presidente Jair Bolsonaro, foi lançada em 17 de novembro do ano passado nas plataformas digitais.

Em 2024

Visceral também vai ganhar uma impressão em vinil, que será apresentada no próximo ano, ainda sem data definida. “No lançamento do LP vamos gravar o show ao vivo.”

Ficha Técnica:

César Lascano - Voz, Violão, Harmônica
Júnior Vieira - Voz, Guitarra
Dani Ortiz - Bateria, Pandeiro
Wagner Sicca - Baixo
Davi Batuka - Percussão
Luciano Leães - Teclados, Piano
Fábio Saraiva - Cavaquinho
Daniel Zanotelli - Saxofone
Jorginho do Trompete - Trompete
Júlio Rizzo - Trombone
Bruno Chaves, Bruno Rosa, Kamilla Queiroz - Coro em Bom Vivant
Masterização: Marcos Abreu
Projeto Gráfico: Nativu Design
Direção de Arte: Valder Valeirão
Produção Musical: Júnior Vieira

Serviço  

O quê: César Lascano lança Visceral
Quando: quarta-feira (20), às 20h
Onde: 4 Galeria, rua Santos Dumont, 125
Ingresso: um quilo de alimento não perecível

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Uma noite para reviver um clássico Anterior

Uma noite para reviver um clássico

Para ver, apaixonar-se e levar Próximo

Para ver, apaixonar-se e levar

Deixe seu comentário