Literatura

Cleonice Bourscheid inaugura exposição e autografa livros

Evento cultural acontece no Salão Expositivo da Secult, em Pelotas

Divulgação DP - Cleonice Bourscheid é poeta, professora, tradutora e produtora cultural

A escritora Cleonice Bourscheid tem uma produção literária em poesia que há quase duas décadas aborda temas ligados à natureza e aos pássaros. Durante a pandemia, iniciou o Projeto Guarani, inspirado na Cosmologia Guarani, que se desdobrou nos livros Ave, Tekohá (Edições Ardotempo, 96 páginas, capa dura, edição de luxo, poesia e fotografia) e Curumim (Edições Ardotempo, 56 páginas, infantil, poesia e pintura) e na exposição Ave, Tekohá / Curumim - uma homenagem aos Povos Originários do Brasil, no Salão Expositivo da Secult, Casa 2, na praça Coronel Osório, Centro Histórico de Pelotas.

A abertura será hoje, às 18h, com a presença da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e do Secretário da Cultura, Paulo Pedrozo. A mostra conta com poemas de Cleonice, fotografias de Aristóteles Bourscheid e ampliações fotográficas de pinturas a gouache da artista Joana Puglia, além de artesanato guarani. E a partir das 17h, será realizada uma sessão de autógrafos no mesmo local.

A exposição segue até 3 de fevereiro aberta ao público. É possível agendar a visitação de grupos escolares, com a presença da autora. Informações e agendamento pelo WhatsApp (51) 993618742.

O livro Ave, Tekohá foi selecionado para receber o 7º Prêmio Talentos Helvéticos-Brasileiros, cujo objetivo é trazer ao público obras escritas em língua portuguesa que tenham se destacado no âmbito l iterário do país, onde foram publicadas. A cada dois anos a entrega é feita na cidade de Genebra na Suíça, e, neste ano a ocasião é ainda mais especial, com a volta do Salão do Livro de Genebra. A premiação será entregue no dia 21 de março de 2023, na capital suíça e as obras selecionadas serão expostas no Salão do livro da cidade, dos dias 22 a 26 de março de 2023.

Cleonice Bourscheid é poeta, professora, tradutora e produtora cultural. É autora dos livros de poemas Passa, Passa, Passarinho/ Ave, Pássaro/ Comadre, Corujinha e Compadre Gavião/ Ave, flor/Piquenique no jardim/ Vovô, Vicente e o Vento. É idealizadora dos projetos Ave, Pássaro, Ave, flor e Piquenique no Jardim, projetos interdisciplinares que aliam poesia, música, literatura, artes plásticas e teatro. Tem contos e poemas publicados no Brasil, Uruguai, Itália, Portugal e Suíça. Cleonice também é produtora cultural e atua como Assessora da Direção Artística do Festival Internacional Sesc de Música que começou ontem em Pelotas.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com informalidade e alegria, cortejo apresenta o Festival do Sesc Anterior

Com informalidade e alegria, cortejo apresenta o Festival do Sesc

Sphaera Mundi é atração no Theatro Guarany nesta quarta-feira (18) Próximo

Sphaera Mundi é atração no Theatro Guarany nesta quarta-feira (18)

Deixe seu comentário